SELO BLOG FM (4)

ARTIGO: Ao voto, no próximo dia 15 de novembro

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Por Joaquim Pinheiro

As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância do voto como instrumento de mudança de um município, de um Estado de um País. Não existe ignorância maior do que o cidadão estufar o peito e dizer: “esse ano não voto em ninguém”. O voto direto foi defendido e conquistado por esse mesmo cidadão que se dizia indignado e foi às ruas defendê-lo aos grito num dos mais importantes movimentos cívicos do Brasil chamado “Diretas Já”. Como é que agora vem com essa história dizendo que não votará em ninguém ou anulará o voto? É de uma incoerência enorme.

O Brasil vive uma democracia representativa plena, onde o cidadão tem liberdade de ir e vir e voz para falar o que quiser, muitas vezes até para difamar, agredir e atacar a honra dos outros, o que é um abuso na democracia. O sujeito se aproveita do excesso de liberdade para enxovalhar a honra alheia, o que é um equívoco e deve ser punido conforme a lei.

É necessário que a Justiça Eleitoral promova campanhas de esclarecimento à população sobre a importância do voto, dizendo que é no voto onde se encontra a essência da democracia e em consequência o futuro de uma Nação.

Se acham que não existem bons candidatos, que escolham os menos ruins e votem, pois só assim, o processo democrático se aperfeiçoa e o país segue na busca do seu desenvolvimento.

A população brasileira vive uma onda de negativismo e de falso moralismo nunca vistos na sua história contemporânea e isso precisa mudar para o bem geral da Nação. Ao voto, no próximo dia 15 de novembro.

Joaquim Pinheiro é jornalista profissional

As ideias e opiniões expressas por colaboradores são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Blog.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui