SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 25, 2025

Pesquisa consegue ‘rejuvenescer’ células e alimenta expectativas sobre a superação da velhice

FOTO: GETTY

Uma pesquisa realizada no Japão identificou que, ao se bloquear uma proteína, o envelhecimento celular pode ser não apenas evitado, como revertido (leia mais abaixo). O anúncio das descobertas, que ainda carecem, por exemplo, de validação em modelos in vivo, foi suficiente para gerar expectativas sobre possíveis desdobramentos futuros, incluindo aquela sobre a realização de um velho anseio da humanidade: a superação do processo de envelhecimento.

Ao longo da história, são fartos e bem conhecidos os registros sobre a crença em “elixires da vida eterna” e “fontes da juventude”, sendo a imortalidade um tema recorrente nas mais diversas mitologias.

Hoje, a ciência e as indústrias farmacêutica, genética, médica e cosmética também encampam essa luta contra a passagem do tempo, ofertando todo um sortimento de procedimentos que visam reduzir os sinais da velhice enquanto o mundo convive com um aumento da expectativa de vida e, bem ou mal, uma transformação dos estereótipos de marcadores de idade.

Em suas tantas expressões, esse medo de envelhecer, comum a diferentes sociedades e épocas, tem como pano de fundo uma série de fatores, a começar pelo fato de a velhice nos lembrar nossa própria finitude. É o que avalia a psicóloga e psicanalista Vanessa Teixeira.

“É claro que não sabemos quando vamos morrer (e podemos morrer jovens), mas também sabemos que não vamos durar para sempre e, quando nos deparamos com a velhice do corpo, somos lembrados de que estamos nos aproximando de um momento natural na vida: a morte”, reflete.

Esse prenúncio, prossegue ela, é acompanhado de uma série de fontes de mal-estar. “Ao longo dos anos que passam, é inevitável que esse corpo passe por transformações em seu funcionamento. Então, ao nos depararmos com a perda de algumas funções executivas e executoras, tanto do cognitivo quanto da mobilidade, vamos passar por pequenos processos de luto por aquilo que vamos deixando de conseguir realizar”, assinala.

Estigmas

Da perspectiva social, o envelhecimento é igualmente tratado como algo não desejado. “Nesse caso, o velho é visto como aquele que não é mais útil – e é até um peso – para mover a máquina do capital, que precisa seguir funcionando e, para isso, exige força física e destreza cognitiva, características associadas à juventude”, aponta Vanessa Teixeira.

Essa lógica, continua a psicanalista, é acompanhada de um fascínio pelo novo. “Embora me pareça que haja uma intensificação dessa sensação hoje, o novo sempre pareceu muito atraente e, por isso, há um certo desdém pelo que é antigo. Existem, inclusive, uma valorização do que é visto como inovador porque a atitude inovadora é carrega de idealização de solução de problemas. Mas, com isso, vamos ignorando o que veio antes, o que fez parte da nossa história… Mas, como ser uma sociedade que não se lembra do seu próprio passado?”, questiona Vanessa, que amplifica a questão para atitudes individuais.

“Existe um certo mote de resetar a vida, como se fosse possível eliminar o passado. Ou seja, a gente abre mão do velho até mesmo em relação a nós mesmos, ao que nos é anterior, como se só o ‘daqui para frente’ interessasse”, aponta. “A gente usa essa lógica que separa o velho do novo, o antes do depois, se rende a esse eterno culto ao futuro. Nesse sentido, a psicanálise é um pouco subversiva, porque entendemos que presente, passado e futuro estão sobrepostos no inconsciente, sem separação”, complementa, ponderando que, ao não registrar o envelhecimento no inconsciente, pois essas temporalidades não aparecem bem definidas neste campo, e se deparar com um corpo envelhecido, esse estranhamento vai levar à angústia.

“Em vez de lidar com essa angústia e buscar ressignificar a nossa história, em vez de vir fazendo esse crochê de buscar a linha do tempo e trazer para o presente, a gente quer resolver imediatamente. E daí a corrida em busca desses procedimentos fica sendo uma solução, que tampona esse estranhamento, esse descompasso entre o corpo envelhecido e o inconsciente que não tem essa dimensão temporal”, avança a psicanalista.

Ecos

Vanessa Teixeira lembra que os achados da pesquisa que abre esta reportagem, que ressoaram em toda a mídia como a promessa de uma janela de possibilidade para o rejuvenescimento celular, se somam a outras diversas tecnologias que tentam evitar ou, ao menos, reduzir os sinais do envelhecimento.

“Esses produtos ofertados pelas indústrias farmacêutica, médica e cosmética ecoam como um superego (parte moral da personalidade, que fornece os padrões morais e ideais de uma pessoa) terrível, que vai nos dizer que o corpo que envelhece não é um corpo que tem valor, que não é um corpo bonito, que não pode ser sexualizado, mostrado, falado, tocado, que precisa ser escondido, arrumado, recauchutado, cortado, costurado, enxertado, preenchido… E quem embarca nesse imperativo de juventude a qualquer preço, vendido por essas indústrias, sofre muito, até porque o envelhecimento é inevitável”, pondera.

A psicóloga e psicanalista avalia que o mercado da beleza e do bem-estar captura, de maneira sedutora, essa constante tentativa de adiar o fim. “Quando a gente tem uma oferta muito disponível, para esse círculo de pessoas que podem pagar, isso pode entrar em uma vertente da compulsão, com a pessoa fazendo tantos procedimentos, que chega a ficar deformada”, pondera. “Já quem não consegue pagar sente um golpe duplo: além de sofrer com o envelhecimento, lida com a impotência de não ter recursos para evitá-lo”, acresce.

O resultado, nos dois casos, é o potencial adoecimento do indivíduo, que, contaminado por esses ideais sociais inatingíveis, passa a se sentir inadequado. “É sempre um problema quando nós, que estamos desesperados querendo saber o que nos falta para sermos perfeitos, ficamos fixados naquilo que a indústria nos diz que precisamos”, conclui.

Pesquisa relacionou proteína AP2A1 ao envelhecimento celular

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, identificaram que uma proteína, a AP2A1, pode desempenhar um papel crucial na regulação do estado celular. Segundo o estudo, a substância, além de ser a chave para entender como as células envelhecem, pode abrir uma janela para reverter esse processo.

Na investigação, os cientistas se debruçaram sobre a senescência celular, como é chamado o processo biológico pelo qual as células param de se dividir e entram em um estado de “aposentadoria”. O mecanismo pode ter função antitumoral, impedindo a proliferação de células cancerígenas, mas o acúmulo de células senescentes ao longo do tempo está associado ao envelhecimento e a diversas doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de, em alguns casos, criar um ambiente imunossupressor local que favorece a persistência de células tumorais.

Agora, a pesquisa publicada na revista Cellular Signalling indica que a proteína AP2A1 é mais perceptível justamente em células senescentes, tanto em fibroblastos humanos – células compõem o tecido conjuntivo, que dá suporte e estrutura aos órgãos e tecidos do corpo – quanto em células epiteliais – aquelas que revestem os órgãos internos e a pele do corpo humano.

Mais do que isso, a equipe liderada por Pirawan Chantachotikul e Shinji Deguchi demonstra que a AP2A1 está diretamente envolvida na manutenção da arquitetura celular durante a senescência, especialmente na reorganização das fibras de estresse – estruturas que ajudam a célula a manter sua forma e aderência ao substrato. Em células senescentes, essas fibras se tornam mais espessas e estáveis, contribuindo para o aumento do tamanho celular e a perda de função.

O estudo mostrou que o knockdown – técnica da genética molecular por meio da qual um organismo é geneticamente modificado para que tenha uma expressão reduzida – da AP2A1 em células senescentes reverteu vários fenótipos associados ao envelhecimento, passando a apresentar tamanho reduzido, fibras de estresse mais finas e maior capacidade proliferativa, características típicas de células jovens. Em outras palavras, é como se elas tivessem rejuvenescido. Por outro lado, a superexpressão de AP2A1 em células jovens acelerou o processo de senescência, confirmando o papel central dessa proteína no envelhecimento celular.

A expectativa, a partir das descobertas, é que as descobertas desse regulador-chave da senescência deve abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias antienvelhecimento. Mas há um longo percurso pela frente: a validação desses achados em modelos animais e humanos ainda é precisa ser realizada. Até lá, é impossível saber se a manipulação da AP2A1 não cause efeitos colaterais.

O Tempo

STF rejeita questionamentos de advogados e decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu

FOTO: FELLIPE SAMPAIO

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (25), rejeitar os cinco pedidos preliminares das defesas dos acusados de tramar um golpe de Estado no país. Entre os denunciados, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados.

Após a análise dos recursos, a sessão foi adiada. O julgamento será retomado na manhã desta quarta-feira (25) quando os ministros apresentarão os votos e vão decidir sobre a abertura de uma ação penal.

A turma do STF iniciou nesta terça o julgamento para analisar se deve ser recebida a denúncia contra os oito acusados de participação na trama golpista.

Impedimento de ministros

O recurso foi rejeitado por todos os ministros. No voto, Moraes lembrou que uma sessão plenária da Corte, concluída na semana passada, já afastou o pedido, com apoio da maioria de todos os 11 ministros que compõem o Supremo.

“Não vou gastar muito tempo com isso, uma vez que agora, recentemente, em sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, por nove votos a um, o plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou a arguição de suspensão e impedimento em relação a mim, por nove votos a um também rejeitou em relação ao ministro Flavio Dino, por dez votos a zero, rejeitou em relação a vossa excelência [Cristiano Zanin]. Essa matéria já recusa por decisão do plenário, afasto a preliminar”, disse o relator.

Ele foi acompanhado pelos outros ministros da turma. Ao final, o placar foi 5×0 para rejeitar o pedido.

Competência do STF para julgar

Sobre esse recurso, Moraes defendeu que a solicitação para transferir o julgamento ao plenário e retirar a competência da Primeira Turma não se sustenta. Isso porque, o argumento usado no pedido é uma determinação constitucional para presidentes em exercício, e não para ocupantes anteriores do cargo.

“Há uma motivação para isso. No tocante ao poder Executivo, há expressa e excepcional previsão de que a competência é do plenário, para o chefe do Poder Executivo fundamenta-se na existência de um regime jurídico constitucional diferenciado a quem está exercendo a chefia de Estado e de governo”, ponderou Moraes.

“As razões da exceção do Artigo 5º do nosso Regimento Interno não se aplicam ao ex-presidente. Diante dessas alegações, afasto ambas as preliminares: incompetência do Supremo e afasto a alegação de incompetência desta Primeira Turma, mantendo o julgamento nesta Primeira Turma”, prosseguiu.

Os advogados dos acusados querem que o caso seja julgado pelos 11 ministros que compõem o plenário da Corte, e não somente a Primeira Turma, da qual participam cinco ministros: Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Moraes foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux divergiu deles, e considerou que o caso deve ser levado a plenário. Com isso, o placar ficou 4×1.

Validade da delação de Mauro Cid

Uma das estratégias da defesa é contestar a legalidade da delação premiada de Mauro Cid, que é uma das bases da denúncia. Cid era ajudante de ordens do ex-presidente.

Nesta questão, Moraes reiterou a validade do acordo do militar e rejeitou a alegação da defesa de que ele teria sido coagido a firmar o acordo.

Moraes afirmou que houve “reiteração da voluntariedade do colaborador por diversas vezes”, inclusive de forma pública e recente.

“O próprio advogado Cezar Bittencourt disse expressamente que o colaborador cumpriu com seu dever, cumpriu com sua missão, tinha conhecimento dos fatos por ser auxiliar do Presidente da República”, afirmou o relator da denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado.

Flávio Dino, também votou no mesmo sentido, assim como Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux acompanhou os demais, com ressalvas, o que concretizou a maioria.

Segundo Fux, é preciso “avaliar a delação no momento próprio”, de forma mais aprofundada. A ressalva, frisou, é por conta da conduta do relator, que não foi considerada apropriada pelo ministro.

G1

Comitiva de hoteleiros do RN segue para Brasília em missão estratégica pela manutenção do Perse

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo Federal propõe extinguir, já em abril, o Programa de Emergência de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que prevê um benefício fiscal de R$ 15 bilhões para o setor. Diante da ameaça, hoteleiros do Rio Grande do Norte e de todo o país, liderados pela ABIH Nacional e seu presidente, Manoel Linhares, unem-se em um ato em defesa do programa, marcado para esta quinta-feira (27), no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criado em 2021, durante a pandemia, o Perse foi essencial para auxiliar empresas em crise, oferecendo benefícios fiscais e incentivando a modernização da infraestrutura hoteleira. Entre suas principais medidas estão a redução da carga tributária, a desburocratização de processos e o estímulo ao crédito.

Para Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), a manutenção do programa é crucial para sustentar o crescimento e a competitividade do turismo no estado e no país.

“A maciça participação dos hoteleiros nesta audiência pública demonstrará a força do setor, responsável por 35% do PIB potiguar”, destaca Gadelha. “Vamos solicitar informações e cobrar transparência do governo, para que seja divulgado quais empresas e de quais segmentos foram incluídas no programa – já que algumas aparentam ter ultrapassado o teto de 15 bilhões.”

Segundo dados do Ministério do Turismo e da Organização Mundial do Turismo, em 2023, o turismo gerou 2,5 milhões de empregos diretos no Brasil, com estimativas apontando para mais 4 a 5 milhões de vagas indiretas. No total, o setor impacta cerca de 7 a 8 milhões de postos de trabalho, incluindo formais e informais.

Fim do Perse

Nesta segunda-feira (24), a Receita Federal anunciou oficialmente que o Perse atingiu o teto de R$ 15 bilhões em gastos. Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), a partir de abril, empresas dos setores de eventos, turismo e alimentação voltarão a pagar os impostos que estavam suspensos pelo programa.

A decisão preocupa o setor hoteleiro, que vê no Perse um pilar essencial para a recuperação econômica e o fortalecimento do turismo nacional. A mobilização em Brasília busca pressionar o governo a rever a medida e garantir a continuidade do programa.

Dentista é preso por passar mão na bunda e cheirar mulheres: “Boazuda”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dentista proprietário de uma clínica odontológica, na área central de Brasília, foi preso preventivamente por abusar sexualmente de várias pacientes e funcionárias do estabelecimento. Pelo menos quatro mulheres denunciaram terem sido vítimas do profissional, que chegou a ser indiciado por estuprar uma paciente quando ela estava deitada na cadeira de atendimento, ainda em 2012.

Todos os relatos são categóricos em afirmar que o dentista tinha o costume de beijar, “dar tapas na bunda” das mulheres e tentar beijá-las à força. O suspeito foi detido por equipes da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), na tarde desta segunda-feira (24/3).

De acordo com as investigações, em outubro do ano passado, ao finalizar o atendimento de uma paciente, o dentista deu dois tapas na bunda da mulher, sem seu consentimento. Assustada e sem reação, a vítima deixou o consultório. Ela retornou dois meses depois para finalizar o atendimento e foi novamente atacada. Na ocasião, o agressor tentou beijá-la, mas a vítima virou o rosto.

Violento, o dentista puxou a mulher e, usando a força, cheirou o pescoço e apertou a bunda dela chamando-a de “boazuda”. A paciente empurrou o profissional e deixou a clínica correndo.

Uma funcionária da clínica também passou pelo menos quatro anos sendo assediada pelo dentista, sempre com “passadas de mão” pelo corpo dela. Como método de defesa, a vítima passou a gritar quando o dentista começava com os assédios e contato físico. Os ataques ocorriam sempre quando o profissional estava a sós com as vítimas dentro do consultório. Outra funcionária foi agarrada à força pelo dono do consultório.

Metrópoles

PRF resgata idoso na BR-101 e promove reencontro com a família na Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na noite dessa segunda-feira (24), uma ação da Polícia Rodoviária Federal resultou no resgate de um idoso desorientado que caminhava às margens da BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal. Em seguida, com a mobilização dos policiais e da comunidade, o homem reencontrou a família após dias desaparecido.

De acordo com a PRF, os policiais foram acionados por populares que o idoso tentava atravessar a rodovia de forma perigosa. Os agentes foram ao local e encontraram o homem, visivelmente debilitado, com sinais de insolação, fome e sede. Ele apresentava confusão mental e não conseguia informar sua identidade nem a origem de onde vinha.

Diante da situação, os policiais o conduziram até o posto da PRF, onde iniciaram uma verdadeira corrente do bem. A equipe realizou buscas e identificou, por meio de vídeos e imagens já circulando em grupos de redes sociais, que familiares procuravam o idoso desde a última sexta-feira (21), quando ele havia recebido alta de uma unidade de saúde em Parnamirim/RN.

Com as informações em mãos, os policiais conseguiram entrar em contato com o filho do idoso, que imediatamente se deslocou até o posto da PRF. O reencontro foi comovente. O homem, natural de Portalegre/RN, reencontrou seu pai após dias de angústia e incerteza.

O idoso, que vagava sem rumo desde sua saída do hospital, estava desidratado e queimado pelo sol, mas foi acolhido com cuidado e humanidade pelos policiais rodoviários federais. O senhor foi entregue em segurança à família, encerrando com um final feliz uma história que poderia ter tido um desfecho trágico.

Prefeitura do Natal anuncia reajuste de 6,27% para professores já na folha de março

FOTO: SINTE

A Prefeitura do Natal anunciou nessa segunda-feira (24) um reajuste salarial de 6,27% para os professores da rede municipal de ensino. O aumento vai ser implantado já na folha de março, que deverá ser paga na próxima segunda-feira (31). Vão receber o aumento os professores da ativa, além de aposentados e pensionistas.

Em assembleia geral do Sinte nesta terça-feira (25), na sede do sindicato, a categoria aprovou a proposta da Prefeitura, mas cobrou que a negociação sobre o retroativo (janeiro e fevereiro) comece em maio, com a instalação de uma mesa de negociação. A Prefeitura, por sua vez, quer iniciar a discussão em julho.

O anúncio do reajuste foi feito pelo secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, e pelo presidente do Instituto de Previdência dos Servidores (NatalPrev), Thiago Marreiros, em reunião com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).

Este será o primeiro reajuste pago na gestão do prefeito Paulinho Freire (União). Vale lembrar que, pela legislação federal, o Município de Natal só seria obrigado a pagar o novo piso salarial dos professores, definido pelo Ministério da Educação este ano em R$ 4.867,77, após aumento de 6,27%.

No entanto, por força de lei municipal, o mesmo índice de reajuste dado ao piso precisa ser aplicado em toda a carreira. Ao longo da gestão do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), a regra foi ignorada, mas será cumprida por Paulinho Freire neste 1º ano de mandato.

Portal 98 FM

Polícia prende suspeito por roubo, homicídio e organização criminosa em Caicó

FOTO: DIVULGAÇÃO

Agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, em ação conjunta com a 3ª Delegacia Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal, prenderam, nessa segunda-feira (24), um homem de 29 anos, pela suspeita da prática dos crimes de homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo. De acordo com as investigações, o homem era foragido da justiça há 6 anos.

A prisão foi realizada na rodoviária do município de Caicó, ocasião em que o homem havia chegando de outro Estado e estava pronto para embarcar em um veículo com destino à Natal. Durante a abordagem, além do cumprimento dos mandados de prisão, os policiais apreenderam com o suspeito porções de cocaína, maconha, haxixe e um aparelho celular furtado. Por essa razão, ele também foi autuado em flagrante pela suspeita da prática dos crimes de tráfico interestadual de entorpecentes e receptação.

O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Mulher é presa por suspeita de envenenar e matar instrutor da Bodytech em Parnamirim

FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta terça-feira (25), um mandado de prisão temporária contra uma mulher de 47 anos, suspeita de envenenar a refeição do companheiro, Givanilson dos Santos Grilo. O crime aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2025, na praia de Pirangi, em Parnamirim.

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim, a vítima passou mal logo após consumir a refeição, popularmente conhecida como “quentinha”, enquanto trabalhava na região. Ele caiu ao chão em estado de agonia e morreu no local.

Os laudos periciais confirmaram que a causa da morte foi envenenamento por uma substância do tipo pesticida, que teria sido misturada à comida da vítima. A partir dessa evidência, os investigadores passaram a considerar a companheira de Givanilson como a principal suspeita.

Testemunhas ouvidas ao longo da investigação relataram que a mulher já havia ameaçado a vítima anteriormente. Há registros de episódios violentos entre o casal, incluindo relatos de que a suspeita teria esfaqueado e até tentado atear fogo no companheiro em brigas anteriores.

Diante dos indícios reunidos, a Polícia Civil solicitou a prisão temporária da investigada, que foi cumprida nesta terça-feira. A mulher agora está à disposição da Justiça

undefined