SELO BLOG FM (4)

Suplemento da moda reduz o estresse e o açúcar no sangue; saiba qual

FOTO: GETTY IMAGES

Um suplemento natural vem ganhando destaque em lojas de produtos naturais após estudos avaliarem os diversos benefícios para a saúde: a ashwagandha.

Utilizada há séculos na medicina tradicional indiana, a planta — também conhecida como ginseng indiano — é usada como tônico revitalizante ou afrodisíaco, mas principalmente como adaptógeno, que ajuda o corpo a lidar com o estresse, revelou o Saber Vivir, site especializado em saúde.

Nativa da Índia e do Sudeste Asiático, a ashwagandha tem sido considerada também um remédio contra dores, sobretudo em casos de artrite e fibromialgia.

Ao longo dos anos, inúmeros estudos investigaram outros possíveis benefícios relacionados ao consumo da erva, mas o portal internacional salienta que a maior parte foi feita com poucos voluntários.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, evidências científicas apontam que o suplemento reduz o estresse, graças a diminuição dos níveis de cortisol; melhora o sono e a memória; e reduz os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, uma revisão de teses publicada em 2021 (Clique aqui para ler), mostra que a ashwagandha tem atividade ansiolítica e pode melhorar os sintomas da depressão. Mais investigações são necessárias para validar o assunto.

Ashwagandha aumenta a libido?

Pesquisadores de Bombaim e Calcutá, na Índia, descobriram que o extrato da planta beneficiou mulheres com disfunção sexual, melhorando a lubrificação e a satisfação na hora do sexo. Já nos homens, houve aumento dos níveis de testosterona.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui