SELO BLOG FM (4)

Spotify estuda banir músicas do Comando Vermelho e do PCC

FOTO: REPRODUÇÃO

Maior plataforma de streaming do mundo com mais de 600 milhões de assinantes, o Spotify está revendo a disponibilização de músicas que exaltam facções criminosas no Brasil como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). O escritório da plataforma nos Estados Unidos manifestou preocupação com os chamados “proibidões”, que podem ser baixados gratuitamente no aplicativo.

A equipe de conteúdo do Spotify está fazendo um pente-fino nas canções, que poderão ser banidas da plataforma. Atualmente, usuários têm acesso a músicas que descrevem sequestros, atacam a polícia, exaltam drogas e “bandidos brabos”, ameaçam facções rivais e detalham a atuação do tráfico nas áreas dominadas pela criminalidade.

Além das músicas de artistas, centenas de playlists intituladas com nomes ou referências às facções também estão na mira do Spotify. Atualmente, estão disponíveis canções como “Relíquias do Comando Vermelho”, “Proibidão do CV”, “PCC Funk Proibidão” e “É o 1533” [referência ao código numérico do PCC].

Entre as músicas liberadas pelo Spotify está “Comando Vermelho”, de Menor da Chapa. A letra oficial da música, que tem variações, pede liberdade para Márcio dos Santos Nepomueno, o Marcinho VP, um dos líderes da facção, que cumpre pena de 44 anos de prisão na Penitenciária Federal de Campo Grande por crimes como homicídio qualificado e formação de quadrilha. Outro líder do CV conhecido nacionalmente é Fernandinho Beira-Mar, também detido em um presídio de segurança máxima.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui