SELO BLOG FM (4)

Sesap notifica 374 casos suspeitos de microcefalia no RN

(FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE)

(FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE)

O último boletim emitido Secretaria de Estado da Saúde,  aponta que até o dia 20 de fevereiro, foram notificados 374 casos como suspeitos de microcefalia relacionada a infecções congênitas, desses, 76 casos foram confirmados por exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita ou por critério clínico-laboratorial e com a identificação do vírus Zika, e 23 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos). Os demais 275 estão em investigação. Os casos notificados estão distribuídos em 75 municípios do estado.

A Sesap informa que vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus Zíka, bem como a estruturação da rede de atendimento aos pacientes com microcefalia no RN. Em reunião técnica entre representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ocorrida no último dia 17, foi definido como prioridade a ampliação da rede de serviços de habilitação e reabilitação física para as crianças com microcefalia.

A Sesap tem firmado importantes parcerias com instituições de grande representatividade, como Correios, Banco do Brasil, Grupo Neoenergia (Cosern) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) para unir forças no combate ao vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui