SELO BLOG FM (4)

RN recebe Complexo Solar com investimentos de R$ 2,1 bilhões

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Complexo de Usinas Solares Mendubim, localizado em Assu, começou a operar oficialmente na manhã de terça-feira (9). Ao todo, 13 usinas formam o parque que é capaz de gerar 531 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 600 mil habitantes. Com um investimento de cerca de R$ 2,1 bilhões, o projeto abrange uma área de 1,2 mil hectares – o equivalente a 1,2 mil campos de futebol. O empreendimento é resultado de uma parceria de quatro empresas norueguesas: Scatec, Equinor, Hydro Rein e Alunorte. O lançamento do complexo contou com a presença de lideranças das empresas e autoridades políticas.

A usina fotovoltaica é a sexta maior do Brasil. Terje Pilskog, CEO global da Scatec, defende que Mendubim é um marco da empresa no Brasil. “Esse complexo solar, em pleno semiárido nordestino, é o segundo empreendimento da Scatec no país. O Brasil é um mercado chave para nós e possui um imenso potencial para crescer em energia renovável”, afirma. As 13 usinas ocupam uma área operacional de 900 hectares e mais 300 hectares de área de preservação ambiental.

A construção começou em julho de 2022 e, no auge da obra, aproximadamente 1,6 mil trabalhadores da região estiveram em campo simultaneamente. A expectativa é de que 30 profissionais continuem atuando na manutenção das usinas. As primeiras operações comerciais começaram em fevereiro deste ano, pelas Mendubins 11 e 9, como são chamadas as usinas individualmente. As demais foram acionadas gradualmente até março.

O country manager da Scatec no Brasil, Aleksander Skaare, considera que o Brasil não apenas se posiciona bem enquanto produtor, mas, ainda, pela qualificação de sua mão de obra especializada no setor das energias renováveis. “O país tem imenso potencial de crescimento em energias renováveis. Já lidera, de longe, esse setor na América Latina, e é um dos principais players internacionais desse mercado. Queremos fazer parte disso”, comenta.

A governadora Fátima Bezerra também participou da cerimônia e agradeceu a confiança dos investidores estrangeiros. “Queria agradecer por vocês terem acreditado no Rio Grande do Norte, terem apostado em Assu, no Rio Grande do Norte. O que nós estamos celebrando não é um equipamento qualquer, é um marco muito importante não só para o Estado, mas também para o Nordeste, Brasil e Mundo”, afirmou.

O local está a seis quilômetros da subestação de energia de Assu 3, que se conecta ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O espaço é considerado propício para geração de energia solar. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) Roberto Serquiz disse que a instituição “abrirá estradas” para os novos parceiros.

“São três empresas chegando aqui e agora é recepcionar e dar as mãos. Estamos colocando à disposição o centro de referência nacional em energias renováveis no Senai”, disse, relembrando que o Senai tem a primeira Faculdade de energias Renováveis do Brasil. “Tem laboratórios capacitados, como o recente laboratório de hidrogênio verde, já preocupado com a offshore e criando agora o laboratório na área fotovoltaica, então oferecemos todo o apoio para as empresas que chegam aqui nas áreas de gás, petróleo e energias renováveis”, completa.

A composição acionária do projeto contava, inicialmente, com 3 sócios – Scatec, Hydro e Equinor, os quais teriam partes iguais no empreendimento. Mas, desde o início de o mês passado, a Alunorte adquiriu 10% do empreendimento e assumiu o compromisso de comprar 60% da energia produzida. A empresa firmou um termo de compra de energia (PPA) por vinte anos. A composição se divide agora em 30% para cada um dos sócios iniciais (Scatec, Equinor e Hydro Rein) e 10% para a Alunorte.

Mulheres na obra

Ao longo de sua construção, Mendubim selecionou e capacitou 240 mulheres sem formação profissional para atuar na área de renováveis, sendo 120 treinadas para montagem dos painéis solares e 120 para atuação em outras qualificações diversas. A iniciativa foi promovida em parceria com o Instituto Tecnológico do Brasil (Itec).

O esforço somou a outras iniciativas que levou à participação de 30% de mulheres em atividades operacionais e de manutenção dos equipamentos. No Brasil, em todas as áreas, a participação das mulheres da Scatec é de 39% do quadro de funcionários.

Projeto busca menor impacto ambiental

A produção de energia limpa e renovável ao longo dos próximos anos em Mendubim evitará que, aproximadamente, 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalentes deixem de ser emitidas na atmosfera. Para além desse marco, várias outras medidas foram tomadas para minimizar o impacto do projeto ao meio ambiente.

Entre elas está a decisão – inédita – da não remoção da camada mais superficial do solo nesse projeto, que é considerada uma inovação de engenharia nas usinas fotovoltaicas. Tradicionalmente, em projetos similares, são retirados 15 centímetros de cobertura do solo. “A ideia, aqui, foi diminuir o impacto ambiental e preservar a microbiologia do solo”, explica o country manager da Scatec Aleksander Skaare.

Da área construída, foram resgatados mais de 6,2 mil animais da fauna originária local. Um esforço de manejo – abrangendo uma equipe de mais de 40 pessoas – que os direcionou para reservas legais na mesma bacia hidrográfica onde se situa Mendubim. A grande maioria (95%) desses animais era composta por cobras, lagartos e tatus. “Também tomamos o cuidado de solicitar a um apicultor local para remanejar as colmeias de abelhas que encontramos na região”, informa Skaare.

Atualmente, no Rio Grande do Norte tem 24 plantas de energia fotovoltaica, que geram 562 MW. Mas existem 259 empreendimentos outorgados. Os projetos de energia solar fotovoltaica correspondem a 73,3% dos empreendimentos com construção ainda não iniciada, evidenciando o aumento expressivo do segmento nos próximos anos.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui