SELO BLOG FM (4)

Natalense enfrenta desemprego e solidão em situação de rua na capital portuguesa

FOTO: REPRODUÇÃO

Na série do Jornal Nacional, na TV Globo, sobre pessoas em situação de rua pelo mundo, o repórter Leonardo Monteiro mostrou o problema em Lisboa, onde no Largo da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, no centro da capital portuguesa, foi se formando, aos poucos, um condomínio improvisado com 13 barracas de lona.

Explica que o “desemprego, a inflação alta – principalmente a escalada nos preços das moradias – e a imigração explicam o aumento do número de pessoas vivendo nas ruas de Portugal”.

Na reportagem, a equipe encontrou uma brasileira de Natal, capital do Rio Grande do Norte, morando no local. Ela não quis se identificar. Disse que tem 38 anos e contou: “Sem trabalho e eu não tinha condições de alugar um local para eu ficar e tive que vir para rua. Eu nunca tinha passado por isso. Eu só tinha visto isso no Brasil. E hoje eu sei o que aquelas pessoas lá tão passando”.

Segundo a reportagem, os “dados oficiais mais recentes são de 2022. Mostram um crescimento de 78% da população em situação de rua em quatro anos. Um aumento expressivo que não retrata o agravamento recente da situação. As instituições de apoio têm constatado que há cada vez mais pessoas vivendo nessas condições precárias em Portugal”.

BZNotícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui