SELO BLOG FM (4)

Moradores de Natal reclamam de água amarelada nas torneiras; Caern esclarece fenômeno

CAERN CONSIDERA UM FENÔMENO DE ASPECTO FÍSICO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Os moradores de bairros da zonas Sul, Leste e Oeste de Natal têm reclamado, nos últimos dias, sobre a qualidade da água distribuída nesses locais. Segundo eles, a água das torneiras estariam amareladas. Procurada, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclareceu o que estaria acontecendo nesses pontos.

De acordo com a Caern, em função das chuvas recentes, a companhia está trabalhando na adequação do tratamento de água que é realizado na Estação de Tratamento de Águas do Jiqui (ETA), um procedimento que é rotina em todas as concessionárias de abastecimento do país durante o período de inverno.

Apesar de reconhecer o desconforto provocado pela alteração na cor da água, a Caern disse que assegura que esse fenômeno é apenas de aspecto físico, não comprometendo a potabilidade para consumo da água. “A situação ocorre em mananciais de superfície no país, sejam lagoas, açudes ou outros. A turbulência (força) e volume da chuva, o carreamento de alguns materiais para o leito desses mananciais e a decomposição de suas vegetações (folhas e raízes) da mata ciliar, provocam mudanças nas características da qualidade (física) da água”, disse a companhia.

“A Companhia tem feito o monitoramento do rio Pitimbu e já observou que o manancial, devido às fortes chuvas e desmatamento, é responsável pela alteração da cor da água da Lagoa do Jiqui. Já como medidas para ajustar a cor da água distribuída à população, estão sendo realizadas alterações operacionais, dentre elas ajuste da dosagem dos produtos de tratamento da água, limpeza constante dos filtros da ETA, além disso, em 2021 foi realizada a troca de todo o material filtrante”, explicou, em nota.

Na próxima sexta-feira (08), a Companhia informou que colocará em operação dois novos poços no Jiqui. A medida visa a diluição da água que sai da ETA, possibilitando um melhor ajuste da cor do produto. Medidas de médio e longo prazo estão em fase de estudos pela Caern. 

Por fim, a Companhia informa de antemão que em alguns momentos, por causa dos ajustes no tratamento, pode haver redução no fornecimento de água para as regiões. A Caern agradece a compreensão de todos e trabalha para que o mais breve possível a situação volte à normalidade no sistema de abastecimento, com o atendimento de sua demanda plena.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui