SELO BLOG FM (4)

Em artigo, ex-deputado federal Ney Lopes de Souza destaca o “comportamento político provinciano” do ministro Fábio Faria

FOTO: DIVULGAÇÃO/TRIBUNA DA JUSTIÇA

Exímio redator, o jornalista e ex-deputado federal Ney Lopes de Soyza fez uma análise da visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, e destacou o que chama de “linguajar desproposital, inábil e inoportuno”, do ministro das Comunicações, Fábio Faria,  que em discurso chamou a governadora de “mentirosa” e “cara de pau”.

Para Ney, Fábio Faria ostenta um “comportamento político provinciano”.

No artigo intitulado “ANÁLISE: A VISITA DE BOLSONARO AO RN”,  Ney Lopes criticou também a decisão do Palácio do Planalto de não comunicar a visita oficial do presidente à governadora Fátima Bezerra.

Segue abaixo o texto do ex-parlamentar federal potiguar:

Não se pode negar, nem minimizar, a importância histórica da visita do presidente Bolsonaro ontem, 24, ao RN.

Graças a obstinação do seu ministro do desenvolvimento regional, Rogerio Marinho, foi anunciada a liberação de R$ 38 milhões para a conclusão da Barragem de Oiticica, localizada em Jucurutu, que se encontra 90% pronta e tem previsão de ser finalizada até dezembro deste ano.

A obra receberá as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1413574&o=node

Trata-se de um sonho dos norte-rio-grandenses de mais de 70 anos, agora realizado.

Em seguida, na cidade de Pau dos Ferros foi assinada a ordem de serviço para a construção do Ramal do Apodi, obra que, com um custo de R$ 938,5 milhões, levará água a 54 municípios e beneficiará cerca de 750 mil pessoas no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

Considerando-se que a recuperação pós pandemia passará pela atividade agrícola, o RN expande a sua infraestrutura para atividades agropecuárias, que poderão significar maior prosperidade e bem-estar social.

Infelizmente, neste cenário de otimismo e avanços, o RN assistiu na visita do presidente alguns episódios que demonstram os efeitos nocivos da radicalização política que toma conta do país.

Não se pode deixar de considerar estranha a decisão do Palácio do Planalto de não comunicar a visita oficial do presidente à governadora Fátima Bezerra.

A chefe do executivo poderia comparecer ou não. Decisão dela. Mas teria que ser convidada.

Por outro lado, linguajar desproposital, inábil e inoportuno usado pelo ministro das comunicações ao chamar a governadora do estado de “mentirosa”, referindo-se ao processo de vacinação estadual.

Prevaleceu o comportamento político provinciano e não a postura de um ministro de estado, em momento de crise da saúde pública.

Se a governadora faz justiça ou não ao esforço do governo federal em enviar vacinas para o estado é outro problema.

A população sabe que o governo federal é quem fornece as vacinas, aliás com maior eficiência após a investidura do ministro Marcelo Queiroga.

O que não pode é politizar a vacina, de um lado, nem do outro.

O imunizante tem que ser “aplicado” na população, como está sendo, com as participações da União, Estados e municípios.

Há ainda outro fato infeliz na visita de ontem

O que ganhará o presidente Bolsonaro ao contrariar protocolo sanitário e durante a sua presença em Pau dos Ferros tomar uma criança de 10 anos aos braços e tirar-lhe a máscara, dando exemplo da desnecessidade dessa forma de proteção?

Meu Deus!

Em que soma esse gesto presidencial, contrariando o que diz o seu ministro da saúde?

Um mínimo de sensatez indicaria comportamento mais racional, até porque a reeleição está próxima e tais atitudes retirando-lhe votos, ninguém se engane.

Alguns “áulicos” de plantão, ao invés de elogiá-lo sempre, deveriam abrir-lhe os olhos.

A pesquisa do IPEC de ontem já mostra claramente os riscos políticos para 2022.

E esses riscos não se resumem apenas na possibilidade de Bolsonaro perder a eleição.

Não se deseja que voltem ao poder aqueles que destruíram o país pelo vandalismo da corrupção, o que é inadmissível.

O Brasil não merece isso.

Haverá de surgir, ainda, uma luz no final do túnel.

Ney Lopes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui