SELO BLOG FM (4)

Dormir tarde da noite favorece o ganho de peso, diz pesquisa

FOTO: GETTY IMAGES

A Renata de Oliveira só ia pra cama à uma da manhã. Além disso, deixava a luz acesa no quarto e não tirava os olhos do celular antes de dormir. Isso até seis meses atrás. Mas ela mesma desconfiou daqueles hábitos. ” Tem alguma coisa errada na minha rotina. Dormindo tarde, me alimentando mal, não praticando atividade física. E ganhei sete quilos a mais”, conta ela. As consequências também não deixavam muita dúvida. ” Eu comecei a ficar meio depressiva, estressada, cansada, até sem produção”, avalia. Nada bom para quem tem um cargo de Gerente Administrativa, que requer atenção e disposição para as atribuições do dia a dia.

Renata procurou ajuda. Fez vários exames e …nada. Mas a orientação que recebeu da médica mudou a vida dela. “Começar a mudar os hábitos. O que você consegue mudar agora? Ela me deu uma escala, né? Atividade física, alimentação, sono. Eu falei: putz, eu acho que eu consigo pelo sono, né?” E deu resultado. “Eu comecei a me sentir mais leve, me sentir mais desinchada, comecei a sentir mais disposição,” relembra.

Resultado

Não é apenas uma sensação – no caso da Renata – de que a qualidade de vida melhorou. Está provado cientificamente. Um estudo divulgado em outubro no Congresso Mundial do Sono, constatou que quem dorme depois das onze da noite tem mais chance de engordar. Depois, perder peso se torna uma missão quase impossível. Pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas descobriram que, quanto mais tarde a pessoa dorme, maior é o índice de massa corporal. O IMC é calculado com base no peso e na altura e o valor é usado como referência para definir sobrepeso e obesidade. Dois mil homens e mulheres de dezoito a sessenta e cinco anos participaram da pesquisa até agora.

“A gente já imaginava que a curta duração do sono era um fator que causaria essa relação com o peso, mas o nosso estudo foi controlado para a duração. Então, o que ele mostra é que, independente da duração do sono, há o efeito da hora em que a gente vai dormir também” – Giovana Longo, coordenadora da pesquisa

A ciência

“A falta de sono não deixa hormônios que reparam o organismo atuarem, e ela continua produzindo, a falta de sono continua produzindo hormônios do stress. O que faz esse hormônio do stress? Ele dificulta a perda de peso”, explica a doutora Beatriz Lassance, especialista em medicina do estilo de vida. E ela tem a receita pra reduzir os efeitos do sono fora de hora.

” A receita médica é dormir de sete a nove horas toda noite e ir pra cama antes das onze horas. A qualidade de vida, com isso, melhora em todos os sentidos. Então, vamos pra cama mais cedo” – Beatriz Lassance, médica

Pra Renata deu muito certo. Ela perdeu quatro quilos e ganhou sensações que não pesam na balança. “Mais animada, mais disposta, produzindo mais no meu trabalho. E até amigos, enfim. Relações interpessoais estão falando: meu, você tá mais animada, tá mais bonita. Realmente, de dentro pra fora, me ajudou bastante. Mais feliz, mais feliz “, comemora.

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui