SELO BLOG FM (4)

Cosern já registrou 2.090 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por furtos de cabos da rede

FOTO: CEDIDA

A prática de furto de cabos da rede elétrica é um crime que tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente nos grandes centros urbanos. Essa ação criminosa interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando prejuízo eocômicos e outros transtornos.

De acordo com a COSERN de 1º de janeiro a 31 de julho deste ano, o Centro de Operações Integradas da companhia registrou 2.090 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por furtos de cabos da rede – um aumento de 529% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente na semana passada, foram furtados 11,5 quilômetros de cabos da rede elétrica (o equivalente a 55 vãos entre os postes), nos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Grossos.

Já com om relação às irregularidades (o popular “gato”), de janeiro a junho de 2022, a Neoenergia Cosern identificou e desativou 4.424 irregularidades (fraudes, furtos e defeitos) em todo estado – um aumento de 139% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram desativadas 1.844 irregularidades.

O volume de energia recuperado com a Operação Varredura neste período foi de 11,3 milhões de kWh, suficiente para abastecer, por exemplo, um município do porte de Macaíba por 30 dias. Para se ter uma ideia, o consumo médio de uma residência potiguar é de 150 kWh.

Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Cosern www.neoenergiacosern.com.br.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui