SELO BLOG FM (4)

Análise: “Inevitável uma próxima pandemia”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Ney Lopes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prepara um tratado mundial sobre pandemias, considerando que a próxima será inevitável.

A atual pandemia, depois da gripe espanhola, foi a mais impactante e é também uma constatação que o mundo precisa acordar, porque os prejuízos sempre são extensivos em todos os países e exigem medidas preventivas, em tempo.

A Chefe do Departamento de Bioquímica Molecular e Celular da Universidade de Kentucky nos EUA, Dr. Rebecca Dutch afirmou que o vírus Nipah (NiV) poderá causar a próxima epidemia.

A taxa de mortalidade desse vírus pode variar de 45 a 75%, que é muito maior do que a taxa em Covid-19.

Anteriormente, a organização holandesa Access to Medicine Foundation também alertou sobre o Nipah, que foi incluído na lista dos vírus mais perigosos para a humanidade pela OMS.Não existe vacina para a doença sem cura.

Atualmente, estima-se que cerca de 700 pessoas no mundo estejam infectadas com o vírus Nipah, que foi detectado no Sudeste Asiático, em fonte natural de morcegos frugívoros.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus Nipah pode ser assintomático e causar graves problemas respiratórios, inflamação cerebral e edema cerebral.

O longo período de incubação, 45 dias, do vírus Nipah significa que uma pessoa infectada tem amplas oportunidades de disseminá-lo, sem perceber que está doente.

Além disso, diferentes tipos de animais podem ser infectados, o que aumenta a probabilidade de propagação do agente infeccioso.

A doença pode ser transmitida por contato direto, ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Sem dúvida, risco para o futuro da humanidade.

Medidas urgentes precisam ser adotadas.

O exemplo da Covid19 não pode ser repetido, quando o enfrentamento da pandemia se transformou em “fracasso para a humanidade”, diante da   mercantilização das vacinas, que deixa a parte mais vulnerável do mundo desassistida.

Há que existir uma ação urgente da comunidade internacional, em nome da própria sobrevivência do planeta.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui