SELO BLOG FM (4)

A nova pesquisa presidencial do Datafolha, a primeira depois do debate

FOTO: FÁBIO VIEIRA

Por Lauro Jardim

A terceira pesquisa presidencial do Datafolha para o segundo turno será divulgada na noite de quarta-feira, 19, cinco dias após a anterior. Está sendo realizada desde ontem e as entrevistas terminam na própria quarta-feira — o que permitirá captar o impacto tanto do debate de domingo na Band quanto da fala de Jair Bolsonaro sobre as adolescentes venezuelanas.

Um bloco de questões será justamente sobre o debate de domingo passado. Será perguntado se o entrevistado assistiu ao debate (inteiro ou parte dele); se, pelo que viu ou soube, quem levou a melhor; e se o programa o fez mudar o seu voto.

O instituto entrevistará presencialmente 2.812 pessoas acima de 16 anos em 181 cidades de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. As duas pesquisas do Datafolha para este segundo turno mostraram absoluta estabilidade: 49% para Lula e 44% para Jair Bolsonaro, um resultado que, levando-se em conta a margem de erro, pode ser lido também como um quase empate.

O Datafolha vai perguntar ainda se o eleitor está mais decidido a ir votar no dia 30 em comparação com 2018.

Os entrevistados também responderão sobre sistemas de governo. Ou seja, se consideram a democracia “melhor que qualquer outra forma de governo”; ou se “em certas circunstâncias, a ditadura é melhor”.; ou ainda se “tanto faz”.

A pesquisa desta quarta-feira está sendo feita exatamente na metade da corrida eleitoral deste segundo turno.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui