Servidores e acompanhantes de pacientes terão as refeições cortadas a partir deste sábado (5) no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, de acordo com denúncia do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde).
O sindicato afirma que um comunicado foi distribuído aos funcionários nesta sexta-feira (4) informando sobre a suspensão.
De acordo com o Sindsaúde, o comunicado cita como motivo para a decisão o “desabastecimento de gêneros alimentícios na unidade”. Por causa disso, a prioridade das refeições serão os pacientes e os acompanhantes da pediatria.
“A falta de alimentação é uma pauta recorrente, no entanto, entra governo e sai governo e o problema nunca é solucionado. Exigimos uma maior atenção com relação ao contrato e manutenção dessas empresas que prestam serviços para os hospitais do Estado”, afirma o Sindsaúde, em nota direcionada à governadora Fátima Bezerra (PT).
O sindicato acrescenta que “muitos servidores não têm condições de tirar do bolso, muito menos os acompanhantes, que muitas vezes saem do interior sem ter condições de pagar uma refeição”.
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não se manifestou até a última atualização deste texto.
Vereador do município de Taipu, Aldemir Martiliano Duval, conhecido também como Mika (MDB), está foragido da Justiça desde o dia 18 de março. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (4) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
O parlamentar, de 39 anos, foi condenado a 13 anos e 3 meses de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com as investigações, os abusos teriam ocorrido de forma contínua entre os anos de 2013 e 2020.
O mandado de prisão foi expedido pela juíza Niedja Fernandes dos Anjos e Silva, da 3ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim, e consta no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mesmo após a emissão do mandado, o vereador manteve atividade pública. No dia 25 de março, uma semana após a ordem judicial, ele publicou em suas redes sociais seis requerimentos apresentados por ele durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, Mika disputou ao menos quatro eleições municipais em Taipu e foi eleito vereador em três delas: 2008, 2020 e 2024.
Em seu perfil nas redes sociais, ele se apresenta como casado e pai de dois filhos.
Usar ferramentas inovadoras de tecnologia para impulsionar o turismo no Nordeste é o objetivo do Programa Destino Futuro, lançado nesta sexta-feira 4 no Recife. A iniciativa vai conectar startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do setor turístico para buscar soluções a problemas enfrentados na atividade.
Realizado conjuntamente pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Porto Digital, o programa vai investir cerca de R$ 3 milhões no desenvolvimento de soluções. As inscrições para o programa estarão abertas até o dia 5 de maio e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site da EmbraturLab.
A ação abrange os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde a Sudene também atua. A intenção é dar maior tração para o trade turístico, um importante indutor do desenvolvimento no país, com foco na modernização, competitividade e no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis nas atividades do mercado de turismo.
“A pauta do turismo para o desenvolvimento do Nordeste é estratégica e estruturante. A gente tem, a partir do avanço da atividade turística na nossa região, um conjunto de oportunidades. Temos o turismo como eixo estratégico, sobretudo para a geração de emprego, pela capilaridade que representa o setor. Estamos falando aqui para uma cadeia produtiva bastante intensa, que envolve hotéis, o turismo de lazer, de prestação de serviço, entre outros”, disse o superintendente da Sudene Danilo Cabral à Agência Brasil.
Cabral explicou que o programa foi desenvolvido a partir de demandas dos estados e também de representantes do setor de turismo. Dados do Ministério do Turismo mostram que o setor gerou mais de 400 mil empregos com carteira assinada em todo o país.
Em especial, no Nordeste, os empreendimentos do setor turístico na região aumentaram 52% ao longo dos três últimos anos. Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, esse cenário evidencia a guinada na atuação da empresa, que passou a desenvolver o fomento de políticas públicas para o turismo, a partir da análise de dados e da inovação. Um exemplo é a EmbraturLabs, laboratório de inovação da Embratur.
“O Nordeste sempre foi um lugar central e muito mobilizado. Todos os estados têm feito uma política muito importante de investimento e melhoria do turismo para a atração de turistas internacionais. E não tem como pensar nenhuma ação no Nordeste sem pensar na Sudene. Então, acho que nasce dessa triangulação também com o Porto Digital, que é um parceiro-referência em investimentos em tecnologia, em relação com as startups e novas soluções, disse Gevaerd.
Segundo o diretor de Gestão, o programa fortalece o papel da Embratur na prospecção e adoção de tendências inovadoras. Entre os principais resultados esperados estão a validação de provas de conceito (POCs), o engajamento de startups e empresas do trade turístico, a criação de novos produtos e processos sustentáveis e o impacto positivo na competitividade internacional.
“A tarefa é identificar o que a gente chama das dores, quais são os problemas que os empresários estão sentindo e buscar uma solução. Muitas vezes, uma solução de logística pode atender um hotel; uma solução de sustentabilidade, de melhor uso, por exemplo, de recursos híbridos, pode atender uma região que tem pouca oferta de água ou problema de abastecimento, ou o próprio cuidado com resíduo. Os hotéis são um exemplo, mas a gente pode falar de restaurantes, do próprio barraqueiro, porque a cadeia turística, de turismo, ela é muito, muito plural. Você está falando desde a pessoa que vende o coco na praia, o barraqueiro, até o dono de um resort”, disse Gevaerd.
“Se você consegue pontualmente usar essas ferramentas tecnológicas a favor dos empreendedores, seja pequeno, grande ou médio – majoritariamente o turismo é baseado em pequenos e médios empresários – consegue avançar de maneira mais rápida. Não existe hoje pensar qualquer ação ou melhoria sem a inserção de novas ferramentas tecnológicas”, concluiu.
Programa
O Programa Destino Futuro ocorrerá em três fases. Em um primeiro momento haverá a seleção de 20 propostas de negócios e soluções que serão apresentadas a partir das demandas do setor de turismo.
Para a segunda etapa passarão entre 10 e 15 propostas de inovação. A seleção final vai escolher cinco soluções com as melhores propostas, que receberão uma mentoria do Porto Digital para o desenvolvimento de suas soluções.
Um dos maiores distritos de inovação da América Latina, o Porto Digital é um ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação (TI), especialmente na área mobile. A iniciativa integra startups, empresas, organizações, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia de diversos segmentos de tecnologia, como TI, comunicação digital, automação e inteligência artificial.
Cada projeto poderá contar com um valor de R$ 533 mil, destinado exclusivamente ao desenvolvimento das soluções. Os projetos terão prazo de execução de até 12 meses, considerando todas as etapas de planejamento, implantação e avaliação. Ao final, as soluções passarão por validação prática.
“A gente está bem esperançoso de que muitos problemas que estão absolutamente fora do nosso radar apareçam. Outra expectativa é que a gente tenha possibilidade de capilaridade muito grande com essas soluções que foram desenvolvidas. Já que os problemas se repetem de cidade a cidade, de equipamento e equipamento e por aí vai”, afirmou o presidente do Porto Digital Pierre Lucena.
Fátima diz ser alvo de “máquina de fake news” e critica “oposição rasteira e demagógica”
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou nesta sexta-feira (4) que é alvo de uma “máquina de fake news” que distorce informações sobre a sua gestão. De acordo com ela, os “ataques diuturnos” disparados contra o governo contribuem para a desaprovação identificada nas pesquisas. “Essa desaprovação tem muito a ver com a onda e o ataque diuturno, cotidiano que nosso governo sofre. Com a máquina de fake news, da desinformação, atacando o governo, distorcendo os fatos. A gente sabe que tem essa contrainformação, num ataque permanente contra o governo”, afirmou Fátima, em entrevista à Rádio Cidade.
A governadora disse estar fazendo um governo “honrado, honesto e íntegro” e que, por isso, desperta insatisfação entre “aqueles que não se confirmam até hoje de ter chegado ao Governo do Estado alguém de origem popular, que não vem das famílias tradicionais”.
Fátima Bezerra dirigiu ataques à oposição. Sem citar nomes, ela disse que há um grupo que faz oposição “rasteira, cuja obsessão é o poder pelo poder”. “Uma coisa é fazer oposição, outra coisa é oposição rasteira, demagógica, desprovida de qualquer sentido de espírito público, de apostar no quanto pior melhor”, falou.
“Uma oposição irresponsável, que está com saudade daqueles tempos de um modelo de gestão patrimonialista, fisiológica, de perfil elitista, que governava voltado para atender aos interesses de pequenos grupos, em detrimento dos interesses da coletividade. O nosso governo quebrou esse paradigma”, acrescentou a petista.
“Tem toda uma máquina para disseminar mentiras, difamar o governo, de manhã, tarde e noite. Eu respondo trabalhando, me dedicando ao Rio Grande do Norte. É meu dever e faço isso todo dia com mais paixão, esperança e com mais confiança. E digo que, até 2026, é o período de a gente cada vez mais entregar ao povo do Rio Grande do Norte aquilo que ele merece e aquilo que ele deseja, que são os benefícios para trazer bem estar e cidadania”, finalizou.
Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia de Macaíba (20ª DP) deflagraram, nas primeiras horas desta sexta-feira 4º, a “Operação Adsumus”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas no município de Macaíba, na Grande Natal. As diligências ocorreram simultaneamente em Macaíba e na Zona Norte de Natal. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão. Durante a ação, quatro pessoas foram presas.
De acordo com a delegada titular da 20ª DP, Carla Viviane, o grupo criminoso alvo da operação era responsável por abastecer diversos bairros de Macaíba com entorpecentes. “A investigação foi iniciada a partir de denúncias anônimas, apurando-se a atuação de um grupo criminoso responsável pela comercialização de drogas em diversos bairros de Macaíba”, afirmou.
A delegada explicou que os trabalhos investigativos permitiram identificar integrantes da organização criminosa, incluindo lideranças. “Com base nas provas colhidas durante a investigação, conseguimos identificar os principais integrantes e lideranças da organização”, disse.
Segundo Carla Viviane, os presos possuem antecedentes criminais. “Os alvos dos mandados de prisão já respondem ou já responderam por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e porte ilegal de arma de fogo”, declarou.
Ela acrescentou que as investigações vão continuar. “A investigação segue em andamento, a fim de identificar outros possíveis integrantes do grupo, bem como a dinâmica de atuação da facção na região”, afirmou.
O nome da operação, “Adsumus”, faz referência ao termo em latim que significa “Aqui estamos” ou “Estamos presentes”, em alusão à constante atuação da Polícia Civil no combate à criminalidade.
A Ordem dos Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), por meio da Comissão da Infância e Juventude da OAB/RN está promovendo o projeto “Respeito é Lei – Juntos contra o Bullying e o Cyberbullying”, uma iniciativa de caráter pedagógico e preventivo que busca conscientizar estudantes, famílias e escolas por meio de palestras, sobre a importância do respeito e da empatia na construção de ambientes seguros, tanto no espaço físico quanto no digital.
Desenvolvido em parceria com escolas públicas e privadas, o projeto surge da necessidade urgente de debater o bullying e o cyberbullying como questões sociais e legais. O objetivo é orientar crianças e adolescentes sobre os impactos dessas práticas e estimular a participação ativa das famílias nesse processo educativo.
“Precisamos falar sobre respeito não apenas como um valor, mas também como um dever legal. O cyberbullying, que acontece nas redes sociais, jogos e aplicativos, pode causar danos profundos à saúde mental dos jovens e até destruir vidas. Por isso, queremos que cada aluno se sinta acolhido e protegido, mas também responsável pelo ambiente que ajuda a construir”, destaca Samoa Martins, presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/RN.
A iniciativa reforça o papel essencial da família na formação dos jovens. Pais, mães e responsáveis devem ser exemplos de respeito, escuta e empatia, valores que precisam ser ensinados e vivenciados dentro de casa.
Indenizações e gratificações natalinas fizeram com que remunerações de membros do Ministério Público Federal (MPF) superassem os R$ 90 mil por mês. Os dados são do portal de Transparência da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Somente o bônus natalino ficou entre R$ 18 mil e R$ 22 mil por procurador federal. Ao todo, foram empenhados R$ 22 milhões para conceder o benefício a membros do MPF.
O valor em indenizações pagas aos procuradores em janeiro deste ano também foi o mais alto dos últimos 12 meses. Procuradores chegaram a ganhar até R$ 131 mil somente em pagamentos com esta rubrica, que é composta por auxílios e abonos.
Com os acréscimos nos pagamentos, 776 procuradores da República, subprocuradores-gerais e procuradores regionais tiveram vencimentos acima do teto constitucional, de R$ 44 mil, que corresponde ao salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Como mostrou o Metrópoles, com base em dados da plataforma da ONG Tansparência Brasil, MPs Estaduais tiveram uma alta de 17% no pagamento de benefícios a promotores estaduais de 18 MPs. Foram pagos R$ 5,8 bilhões aos membros dos órgãos nos estados.
Parte desses pagamentos, não raro, cai nas contas de promotores quando conselhos superiores dos MPs reconhecem, por exemplo, que benefícios deveriam ter sido pagos no passado.
Nesses casos, os pagamentos não respeitam a fila de precatórios e são transferidos pouco tempo depois das decisões que reconhecem o direito. Promotores e associações de defesa de seus interesses são autores desses pedidos.
Em 2023, por exemplo, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou em um minuto e 17 segundos o pagamento por excesso de trabalho, que garantiu repasses de R$ 11 mil mensais a membros do MPF.
Recentemente, o penduricalho começou a ser replicado nos Ministérios Públicos Estaduais, um efeito cascata comum após a autorização de novos pagamentos a membros de carreiras jurídicas.
O Governo do Rio Grande do Norte vai implantar uma Central de Libras para ampliar a acessibilidade de pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos serviços públicos estaduais. O serviço será fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Desenvolvimento Humano (Semjidh).
Os secretários Pedro Lopes (Sead) e Júlia Arruda (Semjidh) se reuniram nesta quarta-feira 2 com servidores das duas pastas e da Coordenadoria do Programa Central do Cidadão (Codaci), vinculada ao Gabinete Civil, para tratar dos processos de implantação.
Reunião Central de Libras com Semjidh 14 Aldecy Júnior Secretários Pedro Lopes e Júlia Arruda se reuniram para discutir implantação da Central de Libras no RN. Foto: Aldecy Junior A Central de Libras será instalada na Central do Cidadão da Zona Oeste de Natal, na rodoviária, que será inaugurada em breve. Também haverá atendimentos virtuais para abranger moradores de outras regiões do estado.
“O objetivo é garantir atendimento digno e acessível para todos os cidadãos surdos ou com deficiência auditiva. A Central de Libras vai começar funcionando na Central do Cidadão da Rodoviária, mas também teremos atendimentos virtuais, permitindo que qualquer pessoa no estado possa ser assistida, independente de onde estiver. A ideia é que ninguém fique sem atendimento por falta de comunicação”, afirmou Pedro Lopes.
A secretária Júlia Arruda, que participou da implantação da Central de Libras de Natal enquanto ocupava cargo de vereadora municipal, ressaltou a importância do serviço. “A criação da Central de Libras do RN representa um avanço na garantia de atendimento digno e igualitário a essa parcela da população”, disse.
O serviço deve começar a operar no segundo semestre de 2025.
Comentários