SELO BLOG FM (4)

Venezuelano que desafiou Maduro, Edmundo González se exila na Espanha

FOTO: DIVULGAÇÃO

Candidato a presidente da Venezuela que teve a preferência do eleitor em todas as pesquisas, Edmundo González Urrutia deixou o país nesse sábado (7) rumo à Espanha, que lhe concedeu asilo político, segundo fontes diplomáticas disseram ao El País.

Conforme o jornal, a “operação diplomática que levou ao asilo de Edmundo González já está em andamento há duas semanas. Na sexta-feira, o presidente Pedro Sánchez, no Comité Federal do PSOE, chamou Edmundo de “herói” e garantiu que Espanha não o iria abandonar”.

Um avião militar espanhol o aguardava na República Dominicana para transferi-lo para Madrid o mais rápido possível. @Por parte do chavismo, foi a vice-presidente Delcy Rodríguez quem tornou pública a marcha da oposição nas redes sociais e garantiu que a Venezuela concedeu o “devido salvo-conduto” em prol da “tranquilidade e da paz política do país””, detalha o jornal espanhol.

Continua: “Neste momento, nada indica que mais opositores ou a própria María Corina Machado, líder indiscutível da oposição, pensem em seguir o mesmo caminho de González, um homem de 75 anos que decidiu pedir asilo em Espanha acompanhado do seu esposa para evitar a prisão que o esperava com toda probabilidade. A Espanha não oferece isso a ninguém, mas se houver mais pedidos irá aceitá-los. 100 mil venezuelanos já aproveitaram um regime especial para eles lançado pela Espanha devido às tensões no país. Antes de viajar, o opositor já estava hospedado na residência do embaixador espanhol em Caracas”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui