SELO BLOG FM (4)

TSE reforça convite para militares participarem de reunião eleitoral

FACHIN QUER A COLABORAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS NO PROCESSO ELEITORAL | DIVULGAÇÃO/TSE

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin reforçou o interesse de ter as Forças Armadas como parceiras. Em mensagem direcionada ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ele formalmente convidou os militares a participarem do próximo encontro da Comissão de Transparência Eleitoral (CET) e do Observatório de Transparência das Eleições.

A próxima reunião da CET está programada para ser realizada, de forma virtual, a partir das 15h desta 2ª feira (20.jun). No documento para Nogueira de Oliveira, e ao qual o SBT News teve acesso, Fachin endossa o interesse em ter representantes do Exército, da Força Aérea e da Marinha na linha de frente para o suporte operacional e logístico no processo eleitoral deste ano, que terá o primeiro turno realizado em 2 de outubro.

“A grande maioria das sugestões apresentadas no âmbito da Comissão foram acolhidas, a indicar o compromisso público desta Justiça Eleitoral com a concretização de diálogo plural não apenas com os parceiros institucionais”, afirma Fachin em trecho do documento. Assim, o ministro indica o interesse de ter as Forças Armadas como órgão validador da segurança e confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.

Por fim, Fachin, que em agosto será substituído por Alexandre de Moraes na presidência do TSE, aproveitou para registrar que a CET também é direcionada a contar com a participação da sociedade civil e que, como ocorre em quaisquer reuniões, nem todas as sugestões feitas sobre o pleito do país serão implementadas. “Embora algumas sugestões não tenham sido acolhidas para esse ciclo eleitoral, serão consideradas para uma nova análise objetivando os próximos pleitos”, endossou o ministro, que fez questão de citar o nome de um militar em especial para a colaboração da comissão: o general Heber Garcia Portela, que integra o Comando de Defesa Cibernética.

SBT NEWS

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui