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STTU mudará itinerários dos ônibus para cobrir regiões onde empresas pararam de atuar

EMPRESAS JÁ DEVOLVERAM 27 LINHAS À STTU. FOTO: ALEX RÉGIS / PREFEITURA DO NATAL

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai alterar o itinerário de diversas linhas de ônibus para atender regiões que ficaram sem transporte público após empresas pararem de rodar determinadas linhas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pela secretária da pasta, Daliana Bandeira, em entrevista à InterTV Cabugi.

Segundo a secretária, uma das linhas que deve ser modificada é a 02, que terá o curso modificado para passar também pela Avenida Alexandrino de Alencar, onde passava a linha 68, desativada pela empresa Reunidas nos últimos dias. Como o PORTAL DA 98 FM mostrou na semana passada, crianças com deficiência que dependiam do 68 agora precisam andar a pé para chegar ao CRI, local onde recebem tratamento.

“No mais tardar próxima semana a gente emite ordem de serviço para a linha 02”, enfatizou a secretária, anunciando a mudança. “A gente está reestruturando a rede, readequando itinerários, para que a população tenha esse atendimento”, continuou.

Outras linhas também deverão ter a rota mudada para atender regiões que ficaram desabastecidas. Daliana Bandeira citou que, inicialmente, outras linhas farão os itinerários das linhas 44 e 593, que pararam de circular recentemente. Ao todo, são 27 linhas que “sumiram”.

A secretária registrou que as empresas, ao pararem de rodar as linhas, estão descumprindo ordem judicial. Enquanto a situação não é resolvida, ela comenta, a STTU fará medidas paliativas.

“Existe uma decisão judicial de que todos os atos de devolução têm que ser desconsiderados. A secretaria continua emitindo ordens de serviço de toda as linhas do sistema, inclusive estas. Em paralelo, as empresas alegam diversos motivos (para a devolução). A gente está estudando, dentro da nossa rede atual, uma forma de atender os usuários das linhas que foram devolvidas”, acrescentou a titular da STTU.

As empresas de ônibus alegam que pararam de rodar as linhas porque estão em crise. Eles elencam uma série de aumento de custos que impediram que a conta fechasse. O litro do óleo diesel, por exemplo, custava metade do valor atual quando do último reajuste de tarifa. Com isso, os operadores pedem aumento da passagem de ônibus ou mais subsídio financeiro para continuar rodando com as linhas atuais.

Recentemente, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) anunciou que iria conceder desoneração do ISS para as empresas.

Com informações do Portal 98 FM

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