SELO BLOG FM (4)

SENAI-RN e ENGIE Brasil Energia formam dezenas de profissionais no estado para o setor elétrico, incluindo 1ª turma exclusiva para mulheres

 PROGRAMA REALIZADO EM PARCERIA COM O SENAI, REPRESENTA, SEGUNDO A ENGIE, O LANÇAMENTO DE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO OPERACIONAL FEMININA DA COMPANHIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI/RN, integrante do Sistema FIERN, e a ENGIE Brasil, maior empresa privada de energia do país, concluíram oficialmente nesta quarta-feira (06), no Rio Grande do Norte, o programa de capacitação profissional gratuito em energia eólica e solar que realizaram, em conjunto, no primeiro bimestre do ano.

 O evento marcou a formatura de dezenas de profissionais, com o desenvolvimento inédito, no estado, de uma turma só de mulheres para atuação no setor. O incentivo, segundo as instituições envolvidas, se dá em um contexto de busca de igualdade em um mercado onde os homens ainda predominam.

O “Programa Tecnologia em Geração Eólica e Geração Fotovoltaica” faz parte do projeto #GeraDiversidade da ENGIE, em parceria com o SENAI-RN. Os cursos promovidos por meio da iniciativa foram realizados no município de Lajes, com o objetivo de capacitar profissionais para participação em futuras oportunidades de emprego da empresa e do setor de energia como um todo, em expansão no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Lajes concentra o maior número de parques eólicos em construção no estado – líder nacional em geração eólica – e vai sediar o maior empreendimento de geração renovável do portfólio da ENGIE, o Conjunto Eólico Santo Agostinho.

Ao todo, 41 profissionais receberam nesta quarta-feira certificados de capacitação em Tecnologia em Geração Eólica e Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, as tecnologias de geração de energia solar, por meio do projeto. A cerimônia que marcou a conclusão dos cursos foi realizada no Centro Pastoral Monsenhor Vicente, onde também ocorreram as aulas.

“A formação dessas pessoas, a entrega desses certificados, representa um momento importante para a sociedade, em um contexto de busca pela igualdade entre homens e mulheres e em que o setor de energia está enxergando a perspectiva de enriquecimento do seu ambiente de trabalho com a presença feminina – e investindo nisso”, destaca o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do CTGAS-ER, unidade do SENAI-RN que conduziu os cursos, Rodrigo Mello.

“O SENAI/CTGAS-ER acompanha esse movimento do setor e com muita responsabilidade assumiu e cumpriu a missão de conduzir esse programa de qualificação em conjunto com a ENGIE, levando a educação profissional a todas as pessoas que entraram na sala de aula para acessar o conhecimento”, acrescenta ainda.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui