SELO BLOG FM (4)

Prefeito assina projeto de lei que autoriza criação do Parque Industrial Metrópole Digital

PREFEITO ASSINA PROJETO DE LEI AO LADO DA REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ÂNGELA PAIVA CRUZ. (FOTO: ALEX RÉGIS)

PREFEITO ASSINA PROJETO DE LEI AO LADO DA REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ÂNGELA PAIVA CRUZ. (FOTO: ALEX RÉGIS)

Nesta terça-feira (15) a capital potiguar deu um passo importante para figurar entre as cidades de vanguarda na área da tecnologia de informação. Isto porque, em cerimônia realizada na sede do Instituto Metrópole Digital, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ao lado da magnífica reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assinou o projeto de lei que autoriza a criação do Parque Industrial Metrópole Digital. A iniciativa prevê a isenção de impostos municipais (IPTU, ISS e ITIV) para empresas que se instalarem no parque. A proposta segue agora para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal.

Inicialmente o parque será localizado na imediações da UFRN, entre os conjuntos Mirassol e dos Professores, localizados no bairro de Capim Macio, e Potilândia, que fica em Lagoa Nova. Um parque tecnológico é uma área geográfica formada por empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Na prática, conforme passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios econômicos em comum e para a comunidade. Com o território especial criado oficialmente, o próximo passo será contratar uma consultoria para melhorar a estrutura e organizar juridicamente o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Carlos Eduardo ressaltou a importância da chegada do Parque Tecnológico, projetando que a área será um grande polo para o desenvolvimento intelectual da população natalense, que com a atração das empresas em virtude dos incentivos fiscais oferecidos pela gestão municipal, serão criados muitos empregos, movimentando a economia o que acarretará no incremento das receitas locais: “Estamos concretizando uma ação efetiva que vai transformar a realidade da cidade. O parque irá abrir novas perspectivas de desenvolvimento humano e tecnológico para a cidade. É a Natal do futuro”.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, classificou o momento como histórico por se tratar de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social e econômico de Natal que irá impactar diretamente na vida da população local: “A cidade ganha um verdadeiro presente. É um futuro promissor. Estamos muito felizes e agora é hora de arregaçar as mangas para tornar o Parque uma realidade no menor tempo de espaço possível. Não poderia deixar de agradecer o apoio e o incentivo da Prefeitura que foi essencial para esse projeto”.

O Diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, é o grande articulador e entusiasta da proposta. Para ele, a criação do Parque Tecnológico representa um salto gigantesco rumo ao desenvolvimento. Ele explica que toda a cidade sentirá os efeitos positivos da iniciativa, vez que as inovações geradas dentro do parque ajudarão a melhorar os serviços públicos e expandirão o ambiente de negócios da capital potiguar, abrindo um novo nicho econômico: “Estamos falando de futuro. Não podemos pensar em melhoria da qualidade dos serviços públicos sem pensar em tecnologia da informação. Daqui sairão projetos e programas que serão utilizados pelas gestões públicas que terão mais eficiência e menos custos. Não tenho dúvidas que em no pequeno e médio prazo o Parque Tecnológico transformará a cidade do Natal em um polo de referencia do setor”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui