SELO BLOG FM (4)

Onda de calor em Natal deve durar pelos próximos meses, diz especialista

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A onda de calor em Natal pode seguir pelos próximos meses, e mesmo com a chegada das chuvas, as temperaturas devem permanecer altas. A informação é do meteorologista da Empresa de Pesquisa e Agropecuária (EMPARN) Gilmar Bristot.

De acordo com a plataforma Climatempo, as capitais do Nordeste estão em atenção para muita chuva até o próximo sábado (16). Em Natal, a previsão é de chuvas que podem chegar a 140mm, 70% da média esperada  para todo o mês de março que é de 201mm.

O calor não vai ir embora assim definitivo, o natalense tem que se acostumar com essa condição. Natal está mais quente porque Natal é uma ilha de calor, isso aí é definitivo. Então, quando você tem algum parâmetro, como o caso agora das temperaturas do Oceano Atlântico aqui próximo do litoral do Nordeste, mais aquecidas do que o normal, chegando quase a 30 graus, você tem uma maior liberação de umidade. E essa umidade, como não tem vento, fica no ambiente em Natal. E ela funciona como um efeito estufa.

E só ela diminui quando você tem a transformação dessa umidade em chuva. Entendeu? Então, digamos assim, não tem uma data para dizer quando vai terminar esse calor. As chuvas vão vir, Vai diminuir a temperatura, depois a temperatura vai continuar alta e assim de forma definitiva. Só quando chegar o período de inverno, lá em junho, julho, é que as condições, as temperaturas, poderão diminuir um pouco porque a radiação solar não é tão intensa como é agora. Nós estamos passando agora pelo período em que o sol ilumina mais a faixa aqui do equatorial. Essa faixa aqui do nordeste. Por isso, a condição, ela é favorável para chuvas.

Ele diz que o aquecimento das águas provoca as altas temperaturas.

“Esse calor não tem nada a ver com a onda de calor que está presente sobre o centro oeste, sul e sudeste. Esse calor é devido à umidade estar acima do normal devido ao maior aquecimento das águas superficiais no oceano atlântico”.

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui