SELO BLOG FM (4)

Navio australiano com 68 a bordo encalha na Antártida, durante uma missão de abastecimento da base australiana Mawson

NAVIO QUEBRA-GELO AURORA AUSTRALIS ANCORADO NA ESTAÇÃO MAWSON (FOTO JUSTIN CHAMBERS - DIVISÃO ANTÁRTICA AUSTRALIANA - VIA AFP)

NAVIO QUEBRA-GELO AURORA AUSTRALIS ANCORADO NA ESTAÇÃO MAWSON (FOTO JUSTIN CHAMBERS – DIVISÃO ANTÁRTICA AUSTRALIANA – VIA AFP)

O navio quebra-gelos australiano “Aurora Australis” encalhou durante uma tormenta e está preso na Antártida com 68 pessoas a bordo, entre intetrantes da tripulação e passageiros, anunciou nesta quinta-feira (25) o governo australiano.
O incidente ocorreu às 22h15 GMT de terça-feira (23) – 19h15 em Brasília -, quando o navio realizava uma missão de abastecimento da base australiana Mawson, em meio a ventos de 130 km/h.
“No total, 68 membros da expedição e da tripulação estão a bordo, todos sãos e salvos”, informou a Divisão Antártica Australiana (AAD). O “Aurora Australis” está encalhado em West Arm, no Horseshoe Harbour.
“A tempestade de neve complica a avaliação dos danos, mas a tripulação já realiza uma inspeção a partir do interior” do navio.
A Austrália conta com três bases permanentes na Antártida – Mawson, Davis e Casey – e com uma estação na ilha de Macquarie, que o “Aurora Australis” abastece habitualmente.
Não há ainda informações sobre uma missão de resgate (com informações da France Presse).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui