Campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Botafogo alertou, nessa terça-feira (17), para o perigo das alterações propostas na Câmara dos Deputados para o texto da regulamentação da reforma tributária. Parlamentares querem mudar o texto aprovado no Senado e incluir um aumento de 120% na tributação de Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs).
Segundo o time de futebol, que criou uma SAF em 2022, a decisão pode “afastar investimentos futuros, com enormes impactos esportivos, sociais e econômicos; e desincentivar projetos em andamento – inclusive aqueles que já se revelam exitosos”.
Deputados federais podem ir na contramão de um processo bem-sucedido desde a aprovação da Lei das SAF, em 2021, diz o time crioca, que decidiu manifestar publicamente “enorme preocupação” com a nova taxação proposta na Câmara.
O Botafogo de Futebol e Regatas estava na série B do campeonato brasileiro de futebol em 2021. Em 2022, a SAF do Botafogo foi criada e assumida pelo empresário americano John Textor. Menos de dois anos depois, o time conquistou o campeonato brasileiro da série A após 29 anos, além do inédito título continental na Copa Libertadores da América.
Diário do Poder