SELO BLOG FM (4)

Jaime Calado mantém silêncio sobre desaprovação de contas pelo TCE

FOTO: JOSE ALDENIR

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), optou por não se manifestar sobre os relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que desaprovam suas contas de gestão referentes aos anos de 2013 a 2016. Estes relatórios foram publicados pelo AGORA RN. Jaime Calado é pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro deste ano.

Durante dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016, Jaime Calado ocupou o cargo de prefeito em São Gonçalo do Amarante, o quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Atualmente, ele é secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A reportagem do AGORA RN tentou contatar Calado para obter um comentário sobre o resultado da pesquisa, porém, ele informou, por meio de assessoria de imprensa, que “não é do nosso interesse emitir pronunciamento”.

Jaime recentemente afirmou que o PSD terá candidatura própria em 2024. No entanto, não divulgou nomes e não confirmou sua própria pré-candidatura até o momento.

Os relatórios do TCE revelam falhas significativas na gestão de Jaime Calado, especialmente nas áreas de Saúde e Educação. Durante o exercício de 2015, apenas 8,26% das receitas provenientes de impostos e transferências foram destinadas ao financiamento das Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), ficando muito abaixo do limite constitucional mínimo de 15%. Essa subfinanciamento resultou em deficiências nos serviços de saúde, comprometendo o atendimento e a acessibilidade aos serviços médicos básicos.

No âmbito educacional, em 2015, o município alocou apenas 16,28% das receitas arrecadadas para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), não atingindo o patamar exigido de 25%. Essa insuficiência nos investimentos educacionais afetou a qualidade do ensino, a infraestrutura das escolas e o futuro dos jovens de São Gonçalo do Amarante.

Os relatórios do TCE também apontaram inconsistências gerais na situação financeira do município sob a gestão de Calado. Houve uma frustração na arrecadação de receita que impactou a execução de políticas públicas essenciais. Além disso, o ex-prefeito não cumpriu as metas fiscais estabelecidas, demonstrando falta de comprometimento com a transparência e eficiência administrativa.

A análise das contas de Jaime Calado evidencia uma gestão insuficiente, principalmente nas áreas de saúde e educação, fundamentais para o progresso e bem-estar da população. As falhas registradas nos relatórios do tribunal são testemunhos de oportunidades perdidas e de um legado de deficiências que afetarão as gerações futuras.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui