SELO BLOG FM (4)

Idema se compromete a emitir parecer sobre EIA/RIMA da engorda de Ponta Negra nos próximos dias

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto de aterro hidráulico de Ponta Negra, a chamada engorda da praia, foi tema de uma audiência promovida nesta terça-feira (20), por videoconferência, pela Procuradoria da República no Estado. Na reunião, da qual participaram o prefeito de Natal, Álvaro Dias, secretários municipais, representantes do Idema e do Ibama, o órgão ambiental do Estado se comprometeu a apresentar em aproximadamente 10 dias um parecer técnico sobre o Estudo de Impacto Ambiental da obra.

A proposta defendida pelo procurador da República, Daniel Fontenele, é de que os entes federativos envolvidos com a obra possam dar a maior celeridade possível a todas as etapas técnicas e assim fazer com que o projeto avance, caso não tenha nenhum impedimento de ordem legal ou ambiental.

Em sua participação na audiência, o prefeito Álvaro Dias reforçou essa necessidade. “A engorda é um projeto necessário e inadiável para Natal. Primeiro, porque vai ajudar a proteger a orla de Ponta Negra e o Morro do Careca, que até já está sofrendo um processo erosivo, conforme apontado por diversos estudos ambientais. É um projeto essencial também pelo seu potencial econômico, de impulsionar o turismo e gerar um grande número de empregos e muitas riquezas para a cidade”, explicou Álvaro.

Os secretários municipais de Meio-Ambiente e Urbanismo (Thiago Mesquita), de Infraestrutura (Carlson Gomes), de Governo (Joham Xavier) e o procurador-geral do Município, Thiago Tavares, também participaram da audiência e expuseram as razões técnicas em favor da obra. “Já apresentamos todas as documentações solicitadas, cumprimos todos os prazos exigidos, viabilizamos os recursos para as obras e consideramos que não é mais razoável adiar a emissão da licença prévia para podermos licitar os projetos e sua execução”, ressaltou Thiago Mesquita.

Diante das argumentações apresentadas e das próprias etapas já superadas pelo processo, o próprio Idema estabeleceu um prazo sobre o exame dos pontos que já podem ser adiantados, como forma de facilitar a emissão da licença prévia. “Ponta Negra é um patrimônio estratégico não apenas para Natal, mas para todo o Rio Grande do Norte. Vamos atuar no sentido de colaborar com o Município e estimamos que, em até 10 dias, poderemos emitir um parecer técnico sobre o Estudo de Impacto Ambiental da obra do aterro hidráulico”, afirmou a subcoordenadora de Gerenciamento Costeiro do Idema, Isalúcia Cavalcanti.

A licença prévia para a engorda também depende do Ibama declinar da competência sobre o procedimento, transmitida anteriormente pelo Idema. Presente à reunião virtual, o superintendente interino do órgão federal no RN, Frederico Fonseca, informou que nos próximos dias sairá uma nota informativa sobre o projeto e que a solicitação do parecer está tramitando por três setores na sede nacional do Ibama.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui