SELO BLOG FM (4)

Governo Lula anuncia criação de comissão que vai discutir junto ao STF queda no ICMS dos estados

FOTO: REPRODUÇÃO/TV BRASIL

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou a criação de uma comissão que atuará junto ao Supremo Tribunal Federal (SFT) para discutir a recomposição das perdas de arrecadação sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O grupo de trabalho vai ser composto por governadores e governadoras. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, será o responsável pela interlocução.

Em 2022, durante o período eleitoral, o então presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovou uma série de mudanças na base de cálculo do ICMS dos combustíveis, transportes, gás natural, energia elétrica e telecomunicações. O efeito dessas medidas provocou queda de arrecadação dos estados.

“Será constituída uma comissão por parte dos governadores e governadoras para acompanhar, sob a liderança do ministro Fernando Haddad, o processo de diálogo e negociação que está sendo construído no âmbito do STF”.

O anúncio ocorreu após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto.

A recomposição das perdas de arrecadação de ICMS foi uma das demandas apresentadas pelos mandatários estaduais.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui