SELO BLOG FM (4)

Governo libera FGTS para prestação de imóveis na reta final da eleição

FOTO-DIVULGAÇÃO

A 12 dias do 2° turno das eleições, o Conselho Curador do FGTS regulamentou, nesta terça-feira (18/10), o uso de depósito do fundo para o pagamento de prestações do financiamento habitacional. A nova modalidade, chamada de FGTS Futuro, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira e beneficiará o programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

As instituições financeiras terão até 90 dias para regular a operação, ou seja, esse tipo de financiamento só deve começar a ser liberado a partir de 2023. No primeiro momento, apenas novos contratos poderão usar os recursos – a regra não valerá para aqueles já em vigor.

Os recursos poderão ser bloqueados para o pagamento da dívida adquirida por financiamento de imóvel em área urbana.

Na primeira fase, o FGTS Futuro será limitado às famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.400 e caberá ao trabalhador a decisão de usar ou não os depósitos na conta vinculada do fundo de garantia. Entretanto, nas próximas fases, a modalidade poderá ser ampliada para outras faixas de renda e compras fora do programa governamental.

Se o trabalhador optar pelo financiamento, os valores ficam bloqueados para demais movimentações, como “saque aniversário”, de forma que o beneficiário não poderá sacar os recursos.

Trata-se de mais uma medida do pacote de bondades destinado pelo governo às classes C e D neste ano eleitoral. O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disputa a reeleição contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui