SELO BLOG FM (4)

Governo do RN prevê entrega de nove IERNs no primeiro semestre

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado prevê a entrega de nove Institutos de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERNs) no primeiro semestre deste ano. Atualmente, dez unidades estão com obras em andamento, com a sede em construção na Zona Oeste da capital potiguar, no bairro de Felipe Camarão.

Com investimento total de R$110 milhões, os IERNs representam um marco para a educação profissionalizante. Das dez unidades que estão em construção, nove têm previsão de entrega no primeiro semestre deste ano. Os IERNs de Natal e Campo Grande são os que estão com a construção mais adiantada, cerca de 90%. Os de Jardim de Piranhas e Alexandria, pouco mais de 80% e os demais (Tangará, Umarizal, Touros, Areia Branca e São Miguel) estão com cerca de 60% construídos.

Somente a unidade de Santana do Matos deve ser entregue depois, porque a construção não chegou ainda a 50%. Os institutos partem de um novo conceito, em que as unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual. As unidades ofertarão cursos que estejam adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a integração de três futuros IERNs à rede federal de ensino: as unidades de Touros, Umarizal e São Miguel serão os primeiros a fazer parte dessa parceria. A integração se dará por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas nessa área.

Essa iniciativa visa alinhar o projeto pedagógico dos IERNs com os Institutos Federais (IFs), para garantir oferta robusta de cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica. As unidades contarão com salas de aula, laboratórios, área de convivência, bloco administrativo, quadra poliesportiva, refeitório, banheiros, salas dedicadas ao ensino profissionalizante, biblioteca e auditório.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco do PT explicou que a expansão do Ensino Profissional é necessária para proporcionar uma formação sólida e alinhada às demandas locais, assegurando mais possibilidades para os jovens potiguares.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui