Por meio de coletiva nessa segunda-feira (29/4), o ex-presidente uruguaio José Mujica, de 88 anos, anunciou que tem um tumor no esôfago. O diagnóstico foi detectado após Pepe Mujica, como é conhecido, ir ao Centro de Assistência Casmu para fazer exames de rotina.
Mujica contou que recebeu o diagnóstico na sexta-feira (26/4) durante um check-up no médico. De acordo com ele, o caso é “duplamente complexo devido ser uma doença imunológica que sofre há 20 anos e que afeta os rins, o que cria óbvias dificuldades para quimioterapia”, informa.
O ex-presidente ainda relatou sobre o diagnóstico.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Desta vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, aponta Mujica.
Quem é Mujica
Mujica é agricultor e político, liderando a presidência do Uruguai de 2010 a 2015. O uruguaio garantiu que se manterá presente e ativo com as plantações de vegetais.
“Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, quando houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, aponta o ex-presidente.
O político afirmou, em conversa aos jornalistas, que está se sentindo muito bem, mas contou que sente dores ao consumir alimentos mais gordurosos. “Morrer, há que morrer. Pertencemos ao mundo dos seres vivos, e no mundo dos seres vivos nascemos destinados a morrer. É por isso que a vida é uma aventura formidável”, afirma.
Metrópoles