SELO BLOG FM (4)

Embaixada brasileira nega que médico Charles Sá esteja preso na África; potiguar sofreu fratura na vértebra e CFM acompanha o caso

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O médico potiguar Charles Sá, que sobreviveu a um acidente com nove mortos na Namíbia, na África, segue hospitalizado na cidade de Otjiwarongo. De acordo com a Embaixada do Brasil em Windhoek, capital do país africano, ele não pode ser considerado preso. “Ele não está encarcerado e nem condenado. Está apenas aguardando sua audiência preliminar sob vigilância das autoridades policiais, por se tratar de um estrangeiro”, disse a embaixada em nota.

O acidente ocorreu na última terça-feira (18), com a colisão frontal entre dois carros em uma rodovia entre as cidades de Otjiwarongo e Otavi, na Namíbia. Charles conduzia um dos veículos e teria provocado o acidente por conta de uma ultrapassagem.

A embaixada reforçou que o brasileiro “ainda não é réu” e que “ainda não há processo judicial formalizado contra ele”.

“A audiência provavelmente será nesta semana, a depender da condição médica dele. Ele não corre risco de vida, mas ainda possui necessidade de acompanhamento médico”, destaca a nota.

Charles Sá está internado em um hospital na cidade de Otjiwarongo. Segundo a embaixada, foi identificada uma fratura em uma vértebra e “ele não poderá se mover muito e precisa de acompanhamento médico constante”.

O brasileiro pretendia cruzar países da África fazendo um safari expedicionáriosomente com sua esposa, sem guias. A mulher de Charles, a cirurgiã plástica Natale Gontijo, estava no carro com ele e foi uma das nove vítimas do acidente.

Ainda de acordo com a embaixada, o corpo de Natale foi recebido na capital Windhoek na sexta-feira (21) e passou por perícia médica. “Ainda não se tem previsão do prazo para liberação do corpo”, diz a nota.

Natale chegou a ser socorrida e levada a um hospital local, mas não resistiu. Ela era mineira, tinha residência com o marido no Rio de Janeiro e trabalhava atualmente em Verona, na Itália. O casal também possuía clínicas em Natal e em Belo Horizonte.

Charles e Natale se conheceram durante o curso de cirurgia plástica e estavam casados há mais de 20 anos.

O Ministério das Relações Exteriores, em nota, informou que acompanha o caso desde que foi notificado a respeito, na manhã do dia 19 de junho. “A Embaixada determinou o deslocamento imediato de funcionário do posto para a cidade de Otjiwarongo, perto de onde ocorreu o acidente. A Embaixada permanece em contato permanente com as autoridades locais e com os familiares dos brasileiros, a fim de prestar a assistência consular devida de forma mais eficiente”.

Conselho Federal de Medicina acompanha caso

Neste sábado (22), o Conselho Federal de Medicina se pronunciou sobre a situação do médico potiguar que vive dias de angústia na Namíbia. Em nota, a autarquia disse que está em contato com o Ministério da Saúde do país africano para obter informações e oferecer o suporte necessário.

O CFM presta ainda solidariedade a Charles de Sá e aos familiares de todas as vítimas, e destaca que “espera que as apurações sejam conduzidas de forma célere, preservando-se o direito de ampla defesa e contraditório ao médico potiguar, envolvido involuntariamente nesta tragédia.”.

Confira a nota na íntegra

INFORME AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE

CFM acompanha apuração de incidente na Namíbia que envolveu médico do Rio Grande do Norte

Assim que tomou conhecimento de grave acidente de trânsito, ocorrido na Namíbia (África), no último dia 18 (terça-feira), com o médico potiguar Dr. Luís Charles Araújo de Sá, o qual vitimou fatalmente a esposa dele, Dra. Natale Gontijo (também médica), e outras oito pessoas, o Conselho Federal de Medicina passou a monitorar de perto a situação.

De imediato a Presidência determinou ao Departamento de Relações Internacionais do CFM, sob a coordenação do conselheiro Jeancarlo Cavalcante, que entrasse em contato com o Ministério da Saúde da Namíbia para obter informações sobre o caso e oferecer o suporte necessário. Para tanto, tem mantido contato regular com a Dra. Nguundja Uamburu, diretora da instituição.

O médico brasileiro, que era o motorista do veículo que levava as vítimas, se encontra hospitalizado em hospital da cidade de Otjiwarongo. As causas e a responsabilidade pelo acidente estão sob investigação pelas autoridades locais. Ele e a mulher se encontravam na Namíbia para dar início a uma ação expedicionária que pretendia cruzar três países da região.

O CFM manifesta sua solidariedade ao Dr. Luís Charles Araújo de Sá e a todos os familiares e amigos dos que perderam a vida neste incidente. Da mesma forma, a autarquia espera que as apurações sejam conduzidas de forma célere, preservando-se o direito de ampla defesa e contraditório ao médico potiguar, envolvido involuntariamente nesta tragédia.

Brasília, 22 de junho de 2024.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Com informações da CNN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui