SELO BLOG FM (4)

Combate ao Aedes aegypti é intensificado com carros fumacê nas zonas Leste e Oeste de Natal

CARROS IRÃO CIRCULAR PELOS BAIRROS DE PLANLATO, QUINTAS, BAIRRO NORDESTE, BOM PASTOR, ALECRIM E PASSO DA PÁTRIA. (FOTO: PREFEITURA DE NATAL)

CARROS IRÃO CIRCULAR PELOS BAIRROS DE PLANALTO, QUINTAS, BAIRRO NORDESTE, BOM PASTOR, ALECRIM E PASSO DA PÁTRIA. (FOTO: PREFEITURA DE NATAL)

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a utilização do UBV Pesado (carro fumacê) nos bairros das Quintas, Planalto, Bairro Nordeste, Bom Pastor, na zona Oeste, e Alecrim e Passo da Pátria, na zona Leste.

Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses, explica que a utilização dos carros fumacês nesses bairros se deve pela alta infestação do mosquito na fase adulta, como forma de eliminar o mosquito e bloquear a ação do vetor. “Reforçamos que este tipo de ação combate somente o mosquito na fase adulta, por isso o trabalho de eliminação de focos e criadouros não pode parar, precisa ser permanente. É necessário o engajamento de todos na luta contra esse mosquito”.

O trabalho de identificação e eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti continua nos cinco distritos sanitários, com o tratamento focal e as diversas ações de mobilização que estão acontecendo como forma de conscientizar a população sobre a importância de se manter vigilante no combate ao vetor.

Considerando as últimas três semanas epidemiológicas, que correspondem às semanas 7 a 9, observa-se, que oito bairros apresentam alta incidência de casos de dengue. Cinco estão localizados no distrito sanitário Oeste e três no Leste. O distrito oeste apresenta a maior incidência de casos de dengue nas últimas três semanas epidemiológicas. Quanto à distribuição das incidências por sexo, registra-se maior incidência na população feminina.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui