SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 29, 2016

Pacientes do CRI participam de atividades de socialização em shopping

Os pacientes do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), participaram nesta sexta-feira (26) de atividades no equipamento “mar de bolinhas”, instalado no shopping Midway, em Natal. De acordo com a psicóloga Valéria Menezes, os terapeutas do CRI desenvolvem com os usuários um trabalho de socialização e interação social, buscando proporcionar a aquisição de competência social. “Inserir e integrar o deficiente na sociedade representa o combate ao estigma e segregação, impondo respeito e consideração à existência das diferenças humanas”, disse a psicóloga.

Policiais civis participam de curso para aperfeiçoamento de tiro

Policiais civis participam de curso para aperfeiçoamento de tiro

Um grupo de 15 policiais civis começou a frequentar as aulas do curso “Tiro em Defesa da Vida Útil-Método Giraldi”, a partir desta segunda-feira (29), nas dependências do Curso Feroli, em Natal. O curso que está sendo organizado pela Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) faz parte das ações do programa RN Sustentável.

Durante o curso, que vai até o dia 03 de setembro, no horário das 08h às 12h e 14h às 18h, os policiais civis terão acesso ao Método Giraldi que é uma doutrina de regras e procedimentos de segurança para o agente de segurança pública. “As nossas aulas capacitam os policiais a fazerem uso racional da força física de forma progressiva, ou seja, passando pela missão institucional de defender o cidadão até o uso do disparo de arma de fogo, como sendo uma exceção”, detalhou o coronel Eliezer Rodrigues Felismino, instrutor das aulas.

 

Depoimento de Dilma deve ser encerrado às 23h, prevê Lewandowski

Brasília - A presidenta afastada, Dilma Rousseff, faz sua defesa durante sessão de julgamento do impeachment no Senado (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DEFESA DILMA ROUSSEFF

O interrogatório da presidenta afastada Dilma Rousseff no julgamento do impeachment deve terminar hoje (29) por volta das 23h. A previsão é do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF e do  julgamento, ministro Ricardo Lewandowski, com base no ritmo da sessão.

Dilma já foi questionada por 19 senadores e ainda as perguntas de 31 inscritos. Cada senador tem direito a cinco minutos para os questionamentos, enquanto a presidenta tem usado mais de cinco minutos para as respostas. Com isso, a estimativa é que sejam necessárias no mínimo mais seis horas para o interrogatório e mais uma hora de intervalo, previsto para ocorrer entre 18h e 19h.

Gráficos

Em suas respostas, Dilma tem se esforçado para desmontar a tese da acusação de que ela tenha praticado uma forma de “estelionato eleitoral” em 2014, quando teria ocultado a verdadeira situação das contas públicas durante a campanha eleitoral para ganhar votos.

A presidenta apresentou gráficos e dados que demonstram que a crise econômica mundial se deteriorou a partir de outubro de 2014, piorando ainda mais em janeiro de 2015. Segundo ela, o preço do petróleo caiu e o dólar subiu em relação a todas as moedas do mundo, o que provocou impacto também sobre o real.

Ainda de acordo com a presidenta, não era possível ao governo prever esse agravamento. “Eu não menti no processo eleitoral”, garantiu Dilma ao senador Magno Malta (PR-ES). “Ninguém sabia que teríamos uma queda de mais de US$40 [no barril de petróleo] nesse processo iniciado em outubro, durante a eleição, mas que fica intenso no início de 2015. Nós não controlamos, nem nós nem ninguém controla, a política do Banco Central americano, nem do governo americano”, completou.

Dilma também voltou a responsabilizar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo processo que está sofrendo. Ao ouvir do líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB) que o processo nasceu nas ruas e não na Câmara a presidenta retrucou.

“Estou dizendo que é um golpe parlamentar. Não concordo que o processo veio das ruas de forma espontânea. Tratava-se de uma chantagem explícita do senhor Eduardo Cunha”, afirmou.

Agência Brasil

Motores do Desenvolvimento: MP debate cidades criativas com especialistas, classe política e empresarial do RN

DSC_4519

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO: MP DEBATE CIDADES CRIATIVAS COM ESPECIALISTAS, CLASSE POLÍTICA E EMPRESARIAL DO RN

“Cidades Criativas como caminho para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema debatido, nesta segunda (29), pelo MPRN com entidades e sociedade civil organizada

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta segunda-feira (29), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, a 29ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento, promovendo a discussão sobre o tema “Cidades Criativas como caminho para o Desenvolvimento Sustentável”.

A parceria, uma ação inédita para a instituição ministerial, foi marcada por um evento prestigiado, com auditório lotado, que contou com a presença do governador do Estado, do prefeito de Natal, presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Carlos Thompson; deputados estaduais, vereadores da capital, bem como de prefeitos e de vereadores de outras cidades do interior do RN, além de candidatos nas próximas eleições, imprensa e representantes dos setores produtivos, instituições de ensino e de entidades públicas e empresariais do Rio Grande do Norte.

Debater soluções criativas para o desenvolvimento econômico do Estado e buscar uma forma de atuação ainda mais aproximada junto aos setores produtivos foram objetivos que motivaram o MPRN a promover esta edição do seminário Motores do Desenvolvimento, realizado em parceria com o jornal Tribuna do Norte, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação do Comércio (Fecomercio) e RG Salamanca Investimentos.

O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, destacou, em seu discurso, que “é uma honra receber em nossa casa essa edição do Motores do Desenvolvimento. Receber aqui a elite política e empresarial, a imprensa, e os principais representantes de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Norte.” “É um prazer ser parceiro neste time que pensa e propõe ideias para nosso Estado”, disse.

Para Rinaldo Reis, a participação do MPRN no evento mostra a disposição da Instituição de unir esforços em busca de uma sociedade mais justa. “Queremos mostrar que podemos estar presentes e contribuir também com sugestões de soluções. Nosso interesse é a efetividade, a busca do bem-estar social”, afirmou.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, comentou que cidade criativa é acima de tudo uma cidade humana, que tenha a tecnologia como aliada, mas que isso não se sobreponha ao cidadão. “A tecnologia é bem-vinda, mas que não se sobreponha ao cidadão, isso sim eu considero inovação. O foco deve ser sempre o da convivência saudável”, declarou.

O governador Robinson Faria parabenizou o protagonismo Ministério Público e demais parceiros pelo seminário e classificou a participação do MPRN no Motores do Desenvolvimento como um paradigma que foi quebrado. “Nasce aqui um novo momento no Rio Grande do Norte, pois no lugar de se ficar apontando os erros um do outro, estamos aqui todos para contribuir e quem vai ganhar é o Estado”, comemorou.

O Motores do Desenvolvimento seguiu com a parte técnica e a realização de duas palestras: a primeira, com o diretor sênior para Assentamentos Humanos da ONU Habitat – Brasil, Alain Grimard, com o tema “Cidades inteligentes e Sustentáveis: tendência mundial para soluções locais”; e a segunda, com a consultora Ana Carla Fonseca Reis, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, que falou sobre o tema “Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades”. Todo evento foi transmitido ao vivo pelo portal do MPRN na internet no endereço: www.mprn.mp.br.

TENDÊNCIA MUNDIAL
Pela primeira vez em Natal e no Rio Grande do Norte, o canadense diretor da ONU iniciou sua palestra falando sobre os aspectos gerais de desenvolvimento das cidades e como ao passar dos anos se deu a padronização e perda de identidade e singularidade das cidades, com o consequente descontentamento da população. Ele citou a cidade de Caracas, na Venezuela, uma cidade dividida física e socialmente, como um modelo que se deve esquecer.

O especialista Alain Grimard apontou como novos ideais de cidade, entre outros, aquelas que valorizam os espaços abertos, com melhores densidades, maior integração social, com fim dos zoneamentos, com distâncias caminháveis e de bicicleta, que tenham entre carro e ônibus, além da recuperação da identidade cultural, social e dos valores urbanos.

Ele encerrou falando sobre aspectos que considera o tripé da urbanização, com planejamento, regulação e plano financeiro, informou que a ONU Habitat está apoiando o desenvolvimento de cidades brasileiras como Belém do Pará, com o monitoramento das zonas urbanas, e lembrou do Global Compact, um mecanismo voltado para empresas para encorajar a implantação de políticas de responsabilidade social.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Primeira estudiosa brasileira a escrever sobre Cidades Criativas, a consultora Ana Carla Fonseca Reis questionou o público sobre por que repensar a cidade. Ela falou sobre riscos e tendências globais, como desemprego e falência da governabilidade. A palestrante citou pesquisas recentes, como a do Fórum Econômico Mundial sobre as marcas mais valiosas do mundo, que apresenta entre as mais valiosas empresas de tecnologia ou com capacidade diferenciada de contar boas narrativas, entre elas, Apple, Google, Coca-Cola, Microsoft, IBM, Toyota, Samsumg, G&E, McDonalds, Amazon, BMW, Mercedes e Disney.

A sócia-diretora da Garimpo Soluções deu o exemplo da Costa Rica, um país pequeno da América Central, limitado ao leste pelo mar do Caribe, que optou por não ter Forças Armadas, e se vale com competência dos recursos naturais e culturais para se posicionar no mundo. E também o Peru, vizinho brasileiro da América do Sul, que além do Machu Picchu, evidenciou sua gastronomia como um dos grandes carros-chefes do país na atração de turistas e desenvolvimento de sua economia.

Para Ana Carla Fonseca, é possível apontar uma cidade inclusiva, mas também uma cidade inteligente, uma cidade sustentável, e ainda uma cidade criativa. “Todas elas jogam junto”, ressaltou.

Ela informou que um levantamento feito pela Garimpo Soluções por pessoas em 13 países indicou características comuns que as cidades criativas devem ter. Primeiro, se renovar continuamente. Segundo, valorizar sua cultura, seus principais traços de identidade. E terceiro, fazer conexões. “A não é o chocolate, mas sim o bolo. Tem que resgatar seus ingredientes”, sugeriu pouco antes da mesa-redonda e do almoço.

DEBATE
Dentro da programação, foi formada uma mesa com participação da promotora de Justiça Gilka da Mata, coordenadora de conteúdo desta edição do seminário Motores do Desenvolvimento; do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Daniel Nicolau Pinheiros; e dos dois palestrantes, com mediação do procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis.

“Aqui é um momento mais de troca de informação e fico feliz por ter se revelado como extremamente inspirador, um evento fervoroso de ideias. A gente está indo em um caminho acertado e todos estamos convergentes em aprimorar nossas cidades”, comentou a promotora de Justiça do meio ambiente de Natal.

Para a representante do MPRN, direta ou indiretamente, todos querem uma melhoria na vida urbana das cidades e o Ministério Público uma instituição canalizadora em busca de soluções para a coletividade. “Não buscamos adversidades, as soluções podem ser consensualizadas, adequadas e sem penalidades”, reforçou.

Potiguar é única mulher selecionada em Comissão Interamericana de Direito Humanos em Washington

14139415_186960925050982_1718674532_o

A POTIGUAR CAROLINA BEGHELLI

A potiguar Carolina Beghelli, de 22 anos, aluna do 9º período do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi a única mulher e a única do Rio Grande do Norte a ser aprovada como estagiária na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão de justiça internacional vinculado à Organização dos Estados Americanos sediado em Washington D.C., nos Estados Unidos. Além dela, apenas três brasileiros foram selecionados para a experiência.

A estudante soube da notícia há cerca de uma semana e deve iniciar os seus trabalhos no órgão no dia 8 de setembro. Mas, apesar de viver o sonho de ser aprovada numa organização internacional mundialmente reconhecida e respeitada, ela busca agora apoio para conseguir manter-se fora do país durante o período de três meses. O programa de estágio não apresenta nenhum tipo de remuneração, sendo inteiramente de sua responsabilidade o custeio do transporte, alimentação e moradia.

Em virtude dos recentes cortes de recursos nas Universidades de todo o país, Carolina vem enfrentando dificuldades para ser contemplada com os editais de ajuda de custo da UFRN. Porém, a jovem não desanima e já vendeu inclusive o carro para comprar as passagens, mas ainda não é o suficiente. Para isso, ela busca agora qualquer tipo de auxílio financeiro. “É uma oportunidade única na vida profissional de qualquer pessoa. Somado ao fato de que estarei representado o RN, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos nos programas de Direito Internacional existentes aqui no Estado”, destacou Carolina.

Ela falou ainda sobre o papel que irá desempenhar na Comissão. “Enquanto estiver em Washington, terei a grandiosa chance de aprender com o curso de formação oferecido diretamente pela Organização dos Estados Americanos, trabalharei com casos concretos de Direito Internacional dos Direitos Humanos em pareceres jurídicos aos países membros da Organização e atenderei às vítimas de violações e participarei de audiências da Comissão Interamericana de Direitos Humanos”.

Quem quiser contribuir poderá fazer pela conta da Caixa Econômica Federal, em nome de Juliana Santos de Carvalho, Agência 0633, Conta Corrente 21586-4, Operação 001. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (84) 99138-9797.

Inscrições para seleção de estagiários do TJRN terminam nesta quarta-feira (31)

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para inscrições para o processo seletivo para a contratação de 363 estagiários pelo Tribunal de Justiça do RN. Podem participar universitários que estejam regularmente matriculados e cursando, no mínimo, o 5º período do curso. As inscrições podem ser feitas AQUI. O edital da seleção, realizada pela Escola da Magistratura do RN, pode ser acessado AQUI e traz os conteúdos previstos para as provas, além de todas as regras do certame.

São 310 vagas na área de Direito, distribuídas em diversas comarcas do estado. Também são oferecidas vagas para as áreas de Ciências da Computação (31), Psicologia (8), Estatística (8), Serviço Social (5) e Biblioteconomia (1). Para as áreas de Pedagogia, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Administração haverá formação de Cadastro de Reserva.

As provas serão aplicadas no dia 11 de setembro. O resultado final com os estagiários aprovados está previsto para o dia 29 de setembro. O conteúdo cobrado para cada área deve ser conferido no edital da seleção.

Os novos estagiários que optarem pela jornada mensal de 20 horas receberão o valor mensal de R$ 880. Já o acadêmico com jornada de 30 horas semanais receberá bolsa de R$ 1.320. Os estudantes contam ainda com auxílio-transporte na quantia de R$ 127,60.

O estágio curricular terá duração mínima de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, apenas uma vez.

A seleção será executada pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O valor da inscrição é de R$ 80, mas há a possibilidade de isenção da taxa nos casos previstos no edital.

Luiz Gomes: “Projetos de Nova Iorque e Montreal estão alinhados com nosso para Natal”

Motores do Desenvolvimento - Foto Divulgação

LUIZ GOMES: “PROJETOS DE NOVA IORQUE E MONTREAL ESTÃO ALINHADOS COM NOSSO PARA NATAL”

O candidato a vice-prefeito de Natal, Luiz Gomes, que participou do Motores do Desenvolvimento na manhã desta segunda-feira (29) ao lado da candidata a prefeita Márcia Maia, disse estar feliz com o que foi apresentado no evento porque muito do que foi apresentado está alinhado com o projeto que os dois candidatos estão propondo para Natal.
Luiz Gomes participou da conferência com o diretor sênior de Assentamentos Humanos da ONU Habitat Brasil, o canadense Alain Grimard, e constatou que o projeto de Márcia e dele estão próximos dos que estão sendo aplicados em grandes metrópoles e megalópoles mundiais.
“Os projetos de Nova Iorque e de Montreal que foram apresentados estão bastante alinhados com nosso projeto para Natal. É preciso se pensar em um conceito de cidade inteligente e não é o que estamos vendo com a atual gestão. Uma cidade inteligente precisa ser sustentável, ser inclusiva e transparente, tem que gerar riquezas e tem que ser feita para os cidadãos”, observou.
Essa edição do Motores do Desenvolvimento discutiu o tema “Cidades criativas como solução para o desenvolvimento sustentável” e trouxe seminários e palestras com abordagens técnicas, práticas aplicadas em grandes cidades e iniciativas para serem implementadas nas cidades do RN. Tudo com metas globais para o desenvolvimento urbano sustentável.

Palco Giratório volta aos teatros potiguares com o espetáculo “Circo do Só êu”

AS APRESENTAÇÕES SERÃO REALIZADAS NESTE FIM DE SEMANA EM CAICÓ, MOSSORÓ E NATAL

Em setembro o projeto Palco Giratório Sesc volta a circular no Rio Grande do Norte, dessa vez com a comédia “Circo do Só Êu”, do grupo paulista Barracão Teatro.  As apresentações acontecem entre os dias 02 e 04 de setembro, nas cidades de Caicó, Natal e Mossoró.
O enredo traz a história do majestoso Circo do Sol. Zabobrim, o palhaço, se apresenta sozinho com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais. Muitas são as atrapalhações e confusões desse palhaço durante o esforço imensurável de realizar sozinho o espetáculo de uma companhia inteira.
O acesso é gratuito e a atração tem classificação etária livre. A apresentação encerra a programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura, que o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, realiza durante todo o mês de agosto em Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.
Em Natal, a peça entra no circuito da Virada Cultural, que acontece nos dias 03 e 04 de setembro e conta com 24 horas de programação cultural gratuita e diversão para todas as idades, um projeto apoiado pelo Sesc RN.
Mostra Sesc de Arte e Cultura
A Mostra Sesc de Arte e Cultura é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio/ Sesc RN, de promoção e resgate à cultura, ao acesso à informação, conhecimento, e ao mesmo tempo, de proporcionar oportunidades para que a comunidade desenvolva o gosto pela arte.
O evento chega a sua 9ª edição na Zona Norte, e na 3ª edição concomitantemente em várias cidades potiguares.
Palco Giratório Sesc
O projeto que difunde as artes cênicas e forma de plateias, a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros nas diversas regiões do país, completa 19 anos de existência e se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4.5 milhões de pessoas.
Ao todo, já foram 7.696 apresentações com 253 grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais do que entretenimento, essa iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.
Serviço: 
O quê? “Circo do Só Êu” – Palco Giratório
Caicó
Quando? 02/09 (sexta-feira) | 19h30
Onde? Sesc Seridó.
Natal
Quando? 03/09 (sábado) | 17h
Onde? Auditório Sesc Cidade Alta.
Mossoró
Quando? 04/09 (domingo) | 17h
Onde? Teatro Dix-Huit Rosado.
Classificação etária: Livre
Programação gratuita