Em entrevista ao programa 12 em Ponto da 98 FM na última segunda-feira 14, o vereador eleito Subtenente Eliabe (PL) destacou a urgência de ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Natal como medida para enfrentar a insegurança na cidade. Representante do segmento de segurança pública na Câmara Municipal, Eliabe ressaltou que o município precisa ter no mínimo dois mil guardas municipais para atuar diretamente nas ruas, garantindo maior presença e integração com outras forças policiais.
Segundo ele, que já foi deputado estadual, o último concurso público para a Guarda Municipal foi realizado em 2005 e atualmente o efetivo é de 300 guardas, muitos já próximos da aposentadoria. Para o Subtenente Eliabe, essa situação é um dos principais fatores que contribuem para a sensação de insegurança vivida pela população.
“A gestão municipal tem nas suas mãos uma ferramenta muito importante que é a Guarda Municipal de Natal. Ela precisa ser fortalecida para estar presente nas ruas, colaborando com a segurança da população de Natal”, afirmou Eliabe. “Uma das formas do município melhorar a segurança e contribuir com a segurança das pessoas é justamente fortalecer e valorizar a Guarda Municipal, que deveria ter no mínimo 2 mil agentes de segurança”.
Ele defendeu que a presença dos guardas não deve se limitar à proteção do patrimônio público, mas também deve se estender aos logradouros, praças, escolas e principais vias da cidade. Isso, segundo ele, inibiria crimes como furtos e assaltos, além de melhorar a sensação de segurança para os moradores de Natal.
Ainda durante a entrevista, o vereador também abordou o cenário eleitoral do segundo turno para a Prefeitura de Natal, declarando seu apoio ao candidato Paulinho Freire (União Brasil).
Segundo Eliabe, Paulinho representa uma postura firme contra o crime e se posiciona contra a descriminalização das drogas, defendendo uma segurança mais rigorosa e políticas que priorizam a proteção das vítimas.
“Paulinho defende valores caros à sociedade, como ser contra a descriminalização das drogas e ser firme contra a bandidagem. Ele está ao lado das iniciativas que constroem uma sociedade mais próspera, harmônica e pacífica”, afirmou o vereador.
Eliabe também criticou a candidata Natália Bonavides (PT), associando a esquerda a políticas que, em sua visão, suavizam o combate à criminalidade.
Agora RN