SELO BLOG FM (4)

STF determina que Câmara dê seguimento no processo de impeachment contra Temer

MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MARCO AURÉLIO MELLO. (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MARCO AURÉLIO MELLO. (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

A decisão foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que determinou ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dê seguimento a um processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer na Câmara e  ainda que forme uma Comissão Especial para tratar do caso.

A posição do ministro foi tomada em uma ação do advogado Mariel Marley Marra contra o presidente da Câmara dos Deputados que negou o seguimento do processo. No pedido, o advogado sustentou que Temer deveria ser incluído no processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef por entender que há indícios de que o vice-presidente cometeu crimes de responsabilidade.

O ministro analisou a decisão tomada por Cunha com relação ao pedido. Para Marco Aurélio, de acordo com a legislação “cabe ao presidente [da Câmara] a análise formal da denúncia/requerimento. A ele não incumbe, substituindo-se ao colegiado, o exame de fundo”.

Para a Câmara, além de se tratar de um pedido genérico, o Vice-Presidente não pode responder por crise de responsabilidade porque assume eventualmente a Presidência da República. Assim como a presidenta Dilma Rousseff, Temer é acusado de assinar decretos sem previsão orçamentária. Ambos afirmam que não houve irregularidade nos decretos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui