Na tarde desta terça-feira (15), o município de Santa Cruz alcançou mais um marco em sua história: uma premiação internacional. Por meio da articulação da Secretaria Municipal de Turismo e do programa DEL Turismo, o Santuário de Santa Rita de Cássia foi incluído entre as 100 principais histórias inspiradoras de boas práticas na categoria de gestão de destinos.
Essa premiação histórica é a coroação de um trabalho iniciado em 2006, com a concepção do projeto do Santuário, que passou por vários outros marcos significativos das transformações que o turismo provocou em Santa Cruz. Entre os destaques da história recente da cidade estão a criação do Santuário (2009); o gemellaggio com Cascia (cidades-irmãs entre Santa Cruz e a cidade natal de Santa Rita); o teleférico em construção (iniciado em 2014); e as procissões de Santa Rita, que têm batido recordes de público (150 mil em 2022); além da recente participação em projetos estaduais e regionais.
Com o título, “Santa Rita de Cássia – O Monumento que Transformou uma Cidade”, Santa Cruz faz parte de uma seleta lista de municípios que já foram premiados por práticas inovadoras e que transformaram a vida da comunidade local.
Neste ano, houve mais de 170 inscrições de 45 países, com 129 histórias enviadas. As inscrições foram avaliadas por uma equipe de especialistas do Top 100, coordenados pela Green Destinations. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, transferibilidade, nível de inovação e presença dos pilares da sustentabilidade. Além da importante visibilidade internacional, os destinos que integram o Top 100 Stories irão concorrer ao cobiçado Green Destinations Stories Awards. A premiação acontecerá na ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.