O primeiro Hospital Público Veterinário de Natal deve ser inaugurado em setembro para atender cães e gatos. A unidade vai funcionar por meio de colaboração entre a Prefeitura Municipal e uma organização da sociedade civil (OSC) selecionada no chamamento público divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O hospital será localizado no Centro Histórico.
Segundo Danielle Mafra, secretária executiva municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, “a Prefeitura entendeu que a gente precisava começar essa política”. O contrato da unidade será feito pela SMS, e a condução do chamamento público conta com uma equipe interprofissional das secretarias de PPPs, de Saúde, da Semurb e da Sempla. “O edital está correndo, e a gente está recebendo as propostas. A comissão vai se reunir para avaliar as propostas dentro do período que está previsto”, diz Mafra.
Na unidade, o atendimento será gratuito para aqueles que não têm acesso à assistência médico-veterinária. Entre os serviços que serão ofertados, Mafra cita clínica geral, consulta de clínica médica, cirurgias gerais, ortopédicas, de baixa complexidade e oncológicas, telemedicina e diagnóstico por imagem, além de serviços ambulatoriais diversos. O acesso é aberto para todos os tutores de pets e será “destinado especialmente para as pessoas que têm baixa renda”.
As propostas de OSCs, que são entidades privadas e sem fins lucrativos, são aceitas até o dia 14 de agosto. Ela acrescenta que as responsabilidades com despesas serão da organização da sociedade civil selecionada. A Prefeitura do Natal deve investir aproximadamente R$ 3,2 milhões para 12 meses de funcionamento.
Mensalmente, de acordo com o edital, a unidade deve operar cerca de 3.110 serviços, entre consultas, cirurgias, anestesiologia, diagnóstico por imagem, serviços laboratoriais e outros procedimentos. Nesse valor, estão previstas cerca de 50 cirurgias e mais de 500 consultas.
Tribuna do Norte