O general Augusto Heleno reagiu com palavrões depois de a relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama, dizer que ele “mudou de ideia” sobre a lisura da eleição presidencial de 2022.
“Ela fala as coisas que ela acha que está na minha cabeça. Po…, é para ficar p…, né? P… que o pariu”, disse o ex-ministro do governo Bolsonaro. Um de seus advogados desligou o microfone, mas ainda foi possível ver o militar proferir um último xingamento: “Vai se f…, pô”.
Na sequência, a deputada Jandira Feghali pediu respeito com a relatora. “Está demais”, disse ao presidente da comissão, Arthur Maia, sobre o destempero de Heleno.
Logo antes do episódio, Gama havia perguntado ao general se, na sua opinião, as eleições gerais do ano passado haviam sido fraudadas.
“Já tem o resultado das eleições, já tem um novo presidente da República, pô. Não posso dizer que foram fraudadas. Foram examinadas…”, respondeu Heleno.
A senadora então questionou: “Certo… Então, o senhor mudou de ideia, né?”
Em dezembro, ainda como ministro-chefe do GSI, Heleno disse à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em tom golpista, que “esperava uma solução” para os questionamentos que a campanha bolsonarista fizera ao TSE sobre urnas eletrônicas.
Portal 98 FM