A DTA Engenharia, empresa responsável pela engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, espera concluir a montagem da tubulação necessária para a obra ainda esta semana. A estimativa é que a montagem, que começou nessa terça-feira (20), dure de quatro a cinco dias. Após isso, o início do aterro em si fica dependente apenas do retorno a Natal da draga que irá executar o serviço. A previsão é que a máquina esteja novamente em território potiguar na próxima quarta-feira (28). Ainda não há, contudo, um prazo específico para o começo da engorda.
Nesta terça-feira, a DTA começou a montagem dos tubos, após realizar o aterro de parte das áreas que vão recebê-los, na altura do hotel Sehrs, na Via Costeira. Conforme explicou o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, na segunda-feira (19), a tubulação permitirá a draga chegar à areia da praia para executar os trabalhos. “Por isso, os tubos serão espalhados tanto na água quanto na areia. Sem eles, a máquina não tem como dragar e jogar os sedimentos para o aterro. Teremos entre três e quatro canais do tipo”, afirmou Gomes.
Ainda segundo o secretário, serão instaladas, concomitante à montagem, as sinalizações na área onde os serviços vão acontecer. Na semana passada, a DTA informou que as obras da engorda, que vão permitir um alargamento da faixa de areia da Praia de Ponta Negra para até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca, têm previsão de início até o dia 7 de setembro, com possibilidade de começar já no final de agosto. A execução, no entanto, depende da vinda da draga para Natal. O equipamento está atualmente no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva.
Procurada mais uma vez nesta terça, a empresa confirmou a previsão de chegada da draga para o próximo dia 28, mas manteve o posicionamento de não informar a data exata para começar o aterro. A draga que seria usada na engorda esteve em Natal entre 26 de junho e 7 de julho. A embarcação chegou à capital diante da perspectiva do início das obras, mas diante da morosidade para a liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO) necessária para o aterro, o equipamento deixou o litoral do Rio Grande do Norte pouco mais de uma semana depois.
Somente no último dia 13, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), responsável pela emissão da licença, informou que o início dos serviços estava autorizado. A obra deverá ser tocada pelo consórcio DTA/AJM, declarado vencedor em uma licitação no final de abril, com uma proposta de R$ 73,7 milhões.
A DTA foi responsável pelas obras de engorda em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de realizar a dragagem de manutenção nos portos de Paranaguá e Antonina, e a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos. A catarinense AJM também é especializada em serviços de dragagem. A engorda será realizada ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. Estima-se que serão utilizados aproximadamente 1,1 milhão de metros cúbicos de areia para a obra, provenientes de uma jazida. A draga será responsável por depositar a areia em trechos de 200 metros da praia.
Tribuna do Norte