SELO BLOG FM (4)

Em Nota, SHBRS-RN aponta impactos no turismo após MPF pedir a suspensão do licenciamento da engorda

FOTO: DIASSIS OLIVEIRA

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHBRS-RN) manifestou preocupação com a decisão do Ministério Público Federal (MPF) de solicitar a suspensão dos licenciamentos para a obra de engorda na praia de Ponta Negra. Em nota, o sindicato ressaltou que o atraso na execução da obra pode impactar negativamente a economia e o turismo de Natal, comprometendo empregos na região.

O MPF pediu que o Idema, órgão ambiental do estado, inicie novos procedimentos para a obra, envolvendo as chamadas “comunidades tradicionais” no processo, com prazo de 30 dias. A solicitação inclui também a Prefeitura do Natal e a União, exigindo a observância de protocolos de consulta elaborados pelas comunidades e a apresentação dos resultados dos estudos ambientais ao público afetado.

O SHBRS-RN destacou a importância da obra para a revitalização da praia de Ponta Negra, a preservação do “Morro do Careca” e o fortalecimento do turismo em Natal, alertando para o risco de comprometer a temporada de alta estação e a recuperação do setor após a pandemia. O sindicato apelou para que o desenvolvimento da cidade seja priorizado.

Confira a nota completa do SHBRS-RN:

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHBRS-RN) vê com bastante preocupação a decisão do Ministério Público Federal em pedir a suspensão dos licenciamentos para obra da engorda na praia de Ponta Negra.

Entendemos e respeitamos o papel do MPF no acompanhamento dessa questão. Contudo, é necessário lembrar que quanto mais se protelar essa obra, mais a economia e o turismo de Natal vão ser impactados. E não será de forma positiva, como todos desejamos. Será que o Ministério Público Federal já pensou nas centenas de empregos que podem ser comprometidos naquela região cada vez que se demora mais na obra da engorda?

Uma decisão como essa só dificulta ainda mais algo que está provado ser um benefício para a cidade revitalizando a praia de Ponta Negra, assegurando a preservação do Morro do Careca, além de valorizar ainda mais o segmento do turismo.

Há o risco que, começando ainda este mês, a obra seja concluída praticamente no começo da temporada de alta estação, quando a cidade recebe milhares de turistas de outros estados e países. Nosso setor foi um dos mais impactados pela pandemia e vem se recuperando, buscando se fortalecer como em outros anos. A obra de engorda da Praia de Ponta Negra é um avanço significativo para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte e não queremos acreditar que hajam aqueles que, por ventura, não estejam pensando nisso.

É hora de se pensar em Natal. De olhar para o desenvolvimento.

Habib Chalita, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

Comente aqui