Candidato a vice-prefeito na chapa majoritária da coligação “Natal Merece Mais” (Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV – MDB/PSB/PDT), o vereador Milklei Leite (PV) não se surpreendeu com a recente decisão tomada pelo diretório municipal do MDB, liberando todos os seus 30 candidatos a vereador para apoiarem quem quiser, na reta final desta campanha eleitoral de primeiro turno, em detrimento da candidatura à prefeita da deputada federal petista Natália Bonavides.
“Não me é estranha a atitude dele”, sintetizou Milklei Leite em relação a orientação dada pelo presidente municipal do MDB, o ex-vereador Júlio Protásio, que também tenta voltar à Câmara Municipal de Natal, e já postou vídeo, nas redes sociais, ao lado do candidato a prefeito do PSD, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, em evento político ocorrido semana passada no Clube Albatroz, em Petrópolis.
“Não tenho como dizer o número agora, mas alguns candidatos continuam do nosso lado”, garantiu Milklei Leite, admitindo que já antes das convenções entre o fim de julho e começo de agosto, pré-candidatos do MDB já ensaiavam apoios ao ex-prefeito de Natal.
A presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, deputada estadual Divaneide Basílio, também minimizou os efeitos e os prejuízos políticos que a resolução (03/2024) do MDB, datada de 18 deste mês, possam causar à campanha de Natália Bonavides às vésperas das eleições de 6 de outubro, informando que o partido aliado “não fez nenhuma comunicação oficial” à coligação “Natal Merece Mais”.
“Avaliamos que não tenha efeito prático, uma vez que já era de conhecimento público que esses vereadores já estavam fazendo campanha junto ao PSD”, declarou a deputada Divaneide Basílio, por intermédio de sua assessoria de imprensa, a respeito de vereadores emedebistas que anuncia adesão à campanha do candidato pessedista.
Mesmo sem falar em números, Basílio declarou que ainda “existem vários candidatos do MDB que permanecem fiel à aliança e fazendo campanha junto à majoritária, defendendo o nome de Natália para a prefeitura de Natal e vão seguir conosco até à vitória”.
Mas fontes de dentro do MDB informam que tanto a governadora Fátima Bezerra (PT) como o presidente estadual daquele partido, o vice-governador Walter Alves, estavam sendo informados da dissidência interna na coligação “Natal Merece Mais” capitaneada pela direção municipal do MDB.
Assim mesmo, segundo essa mesma fonte, a direção não vai intervir no MDB natalense, apesar de alguns vereadores terem optado “´por seguir um caminho distinto”, mas o partido em nível estadual continua em seu apoio à deputada federal Natália Bonavides.
Segundo essa fonte, “a diversidade de opiniões é uma característica do MDB, que respeita as escolhas individuais, mas mantém seu compromisso com a coligação estabelecida”.
A TRIBUNA DO NORTE também tentou ouvir a deputada Bonavides, mas até o começo da noite sua assessoria não havia respondido a demanda.
A resolução do MDB
O resolução da Comissão Executiva Provisória do MDB de Natal deve impactar diretamente nas eleições municipais de 2024, pois permite que os filiados e candidatos do partido declarem apoio a qualquer candidato a prefeito, independentemente de coligações formais.
De acordo com o Artigo 1º da resolução, os membros do MDB “estão livres para expressar seu apoio sem enfrentar sanções disciplinares ou restrições previstas no estatuto do partido”.
Essa medida visa “promover a liberdade de escolha e a democracia interna”, conforme destacado no Artigo 2º.
A resolução entrou em vigor imediatamente, conforme o Artigo 3º, e foi assinada por Júlio Protásio, a vereadora Ana Paula, sua mulher e tesoureira do partido e os membros da Executiva Municipal, candidatos a vereador Araken de Farias Fiho e Jonilson de Oliveira Junior e ainda Kátia Pereira da Silva.
“A decisão reflete um movimento estratégico do partido para assegurar a coesão e a autonomia dos candidatos, fortalecendo a unidade partidária nas próximas eleições.
Tribuna do Norte
1 Comentário
No PMDB corre à boca miúda uma frase muito repetida no Brasil , “quem com gado se mistura, farelo come”, tentando ligar a candidata do PT aos recentes escândalos protagonizados por Lula, o real chefe do PT e do Petrolão….