A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal, recebeu nesta manhã (8) o secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão, para debater o Plano Municipal de Cultura que tramita na comissão desde junho passado. Na ocasião, foram levantados questionamentos a respeito na formatação do plano.
De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL/Livres), presidente da comissão, explicou que a comissão fez uma leitura preliminar e identificou aspectos a serem discutidos antes de levar a plenário. “Os assessores identificaram vários pontos que necessitam de esclarecimentos e reformulação. Também pretendemos dar mais transparência e agilidade elaborando uma agenda para que os vereadores que quiserem apresentar emendas o façam dentro de um prazo para que se discuta antecipadamente e vá a plenário mais rápido”, disse a vereadora.
Dácio Galvão ressaltou que as sugestões propostas serão estudadas e o plano continuará sendo discutido de forma democrática. “As sugestões indicam aspectos de formatação para aprofundamento técnico para embasar melhor o que foi definido”, disse. O Plano Municipal de Cultura de Natal começou a ser elaborado no segundo semestre de 2014 com a participação dos mais variados setores (música, dança, teatro, audiovisual) da área no município.
Foi debatido num grupo de trabalho que sintetizou mais de 230 propostas, até a formulação do projeto que chegou à Câmara Municipal em junho passado. O líder da bancada governista, vereador Raniere Barbosa (PDT), sugere que a votação só ocorra após as eleições. “Para que o plano não seja usado como palanque eleitoral nem para candidatos, nem como ferramenta para pressionar candidatos. Contudo, as discussões continuam ocorrendo até lá”, destaca Raniere.