
No último sábado (29), o boxeador nigeriano Gabriel Oluwasegun Olanrewaju faleceu depois de desmaiar durante uma luta na Bukom Boxing Arena, em Accra, Gana. O combate, válido pela Liga Profissional de Boxe do país, foi interrompido no terceiro round, quando o atleta demonstrou sinais de mal-estar e caiu nas cordas do ringue.
Richard Amevi, árbitro da luta, chamou a equipe médica para tentar reanimar o lutador. Rapidamente ele foi levado ao hospital, mas não resistiu e teve sua morte confirmada 30 minutos depois.
Aos 40 anos, Olanrewaju acumulava um histórico de 23 lutas profissionais, com 13 vitórias e 8 derrotas, além de já ter conquistado títulos como campeão nacional e da África Ocidental. No entanto, sua participação na luta contra o ganês Jon Mbanugu foi envolta em polêmica.
O Conselho de Controle de Boxe da Nigéria (NBBC) não havia autorizado a participação do atleta no confronto, conforme revelou o secretário da entidade, Remi Aboderin, ao jornal The Punch nesta segunda-feira (31). De acordo com Aboderin, Olanrewaju passou por uma pesagem na quinta-feira anterior ao combate e foi considerado acima do peso, sendo informado de que seu adversário não pertencia à mesma categoria.
O Tempo