A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (ADUERN) está acionando judicialmente do governo do Estado, para que este efetive o pagamento de consignados em dia e faça o repasse dos valores em atraso. Somente em 2017, já são contabilizados quatro meses sem pagamento dos consignados da ADUERN, cujos valores são mensalmente descontados dos salários de professores e professoras associadas.
Segundo a entidade, em 2016 a falta de repasse já era feito com morosidade e os atrasos variavam entre dois e três meses. Apesar dos atrasos do pagamento que já envolvem os quatro primeiros meses de 2017, o Governo não deixou de realizar o desconto mensal nos salários dos associados e associadas, o que a ADUERN considerada apropriação indébita de recursos da instituição.
A falta do repasse tem prejudicado o funcionamento da Associação, que, nos últimos meses tem sido socorrido financeiramente pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ( ANDES/SN), cujo auxilio se tornou fundamental para a manutenção das atividades e pagamento das demandas mais essenciais da ADUERN.