Por Evilazio Crisanto
Quando um ano se aproxima os diversos setores econômicos iniciam suas projeções, e nem todas são positivas.
O mercado imobiliario, em minha ótica, em 2021 terá grandes oportunidades de negócios, levando em consideração 2020, que já foi animador para algumas atividades empreendedoras.
O setor imobiliário já vem em crescimento de mais ou menos 0,6% em relação ao período de janeiro dos dois últimos anos. Sendo assim, deixa o mercado de investimentos variáveis em ALERTA, pois as taxas de juros nas aplicações a curto e médio prazo não conseguem acompanhar a rentabilidade da locação, nem a valorização e segurança do bem Imovel.
Outra variável importante é que no primeiro trimestre de 2020, houve uma elevação nas vendas de imóveis novos na faixa de 25%, em comparação o mesmo período do ano anterior. Com o reinício do crescimento econômico e passado o efeito devastador do furacão COVID-19, esperasse a retomada do emprego e a geração de novos negócios principalmente o mercado virtual, fazendo a roda da economia girar de forma crescente nos anos vindouros, na mesma velocidade do segundo trimestre de 2020, onde tivemos uma elevação de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Associação brasileira de incorporadora Imobiliaria (ABRINC).
E todos nós sabemos que, quando a taxa Selic cai, automaticamente reflete na elevação das vendas no setor imobiliario.
Mesmo sabendo que a pandemia foi um freio brusco na economia como um todo, agora é levantar a cabeça e voltar a pensar em nosso negócio. Levando em conta o mercado local (Natal e seus arredores), devemos avaliar o momento do ciclo chamado de OFERTA e PROCURA. Onde a oferta está quase ZERO em todos os segmentos da construção e a PROCURA em grande expectativa!
Ou seja, há uma repressão financeira alta, mais em compensação um consumidor sedento e receptivo a novos investimentos.
Finalmente estou eufórico para um ano de 2021 e com grande esperança na volta do crescimento econômico do Brasil.
Evilazio Crisanto é empresário e gestor da ECM Participações