SELO BLOG FM (4)

Voos com brasileiros deportados dos EUA devem aumentar nos próximos dias

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos devem aumentar nos próximos dias, passando a chegar ao menos um por semana ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/8) pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, durante evento do programa Viva + Periferia, no bairro Primeiro de Maio, região Norte da capital. Na quinta-feira (7/8), uma aeronave com 100 brasileiros deportados dos EUA pousou no terminal de BH.

“Até então, tínhamos voo a cada duas semanas ou mais, mas agora vamos começar a ter mais voos, provavelmente um por semana. Mas esse fluxo não depende de nós (Governo Federal). Depende do governo americano”, afirmou a ministra.

Segundo Macaé Evaristo, o número de brasileiros em condição de deportação é muito maior do que o número de voos. Por isso, a situação dos deportados que chegam ao solo brasileiro é distinta. “Quem delibera é o governo americano, então temos pessoas que passaram por presídios lá por dias, meses e até um ano; tem pessoas que ficam um ou dois dias lá, que ainda estão na custódia deles”, explicou.

Para tentar minimizar o problema, a ministra garante que a pasta tem negociado com o governo dos EUA para estabelecer um processo que possibilite o planejamento das operações de acolhimento aos repatriados. “Lançamos o projeto Aqui é Brasil, que visa oferecer uma resposta coordenada, abrangente e humanizada às necessidades dos brasileiros repatriados ou deportados em situação de vulnerabilidade, por meio de ações de acolhimento humanizado. Além disso, solicitamos aos EUA que possam nos avisar sobre os voos para que possamos organizar o direcionamento dessas pessoas às suas residências”, finalizou.

Repatriados

Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,2 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Minas Gerais foi o estado que mais recebeu repatriados, seguido por Rondônia, São Paulo, Goiás e Espírito Santo.

Nesta quinta-feira (7/8), um avião com 100 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana. Entre os repatriados, estavam 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados. O grupo foi acolhido e atendido pelo Ministério dos Direitos Humanos.

O Tempo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui