Como se não bastasse a forte presença do crime organizado no Rio Grande do Norte, onde as forças de segurança pública, desassistidas pela estrutura governamental, sofrem dobrado para tentar combater a criminalidade ascendente e passar a chamada ´´sensação de segurança´´ para a sociedade, o território potiguar é agora a nova morada do traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, criminoso que mesmo atrás das grades comanda com mão de ferro uma eficiente rede de tráfico de drogas, tráfico de armas, assaltos e assassinatos.
Beira-mar e os outros cinco presos foram trazidos, nesta quarta-feira, 24, para a penitenciária de Mossoró em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fretado pela Polícia Federal. A transferência faz parte de um sistema de rodízio aplicado ao traficante desde 2006.
A unidade de Mossoró é uma das cinco penitenciárias federais do Brasil e a única no Nordeste. O presídio, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, fica localizado no Complexo Mário Negócio, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.
Até minutos antes de sua chegada a Mossoró, nenhuma força policial do RN havia sido informada da operação. Tudo para evitar possíveis falhas.
Forte esquema de segurança foi montado para a transferência. Beira-Mar, que estava no presídio federal de Catanduvas (PR), chegou ao Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, por volta das 18h30 de ontem em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Outros quatro bandidos cariocas também foram transferidos nesta operação, segundo matéria da Folha On Line. No ar, o grupo foi escoltado por 20 agentes penitenciários federais. Quando chegaram a Mossoró, outros 30 agentes, além de policiais federais e rodoviários federais se juntaram a operação. O traficante foi levado imediatamente ao presídio de segurança máxima.