A direção do sistema penitenciário federal determinou o aumento do nível de segurança das cinco penitenciárias federais do país. Com isso, os banhos de sol e as visitas foram suspensas nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16).
De acordo com a portaria assinada pelo diretor do sistema, José Renato Gomes Vaz, as visitas sociais e de advogados e das atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, à exceção dos atendimentos emergenciais realizados pelas respectivas Divisões de Saúde.
A portaria determina ainda que seja limitado o acesso às dependências das vivências, isolamento e inclusão. Além disso, orienta que demais medidas que o Diretor da Penitenciária Federal entender como cabíveis.
Para tomar as medidas, a direção do Sistema Penitenciário Federal considerou a necessidade de esclarecimento dos fatos que resultaram na fuga de dois presos na Penitenciária de Mossoró. Os fugitivos são Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Eles estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e fugiram na madrugada de quarta-feira (14), entre às 3h e 4h. A dupla foi transferida para Mossoró em setembro de 2023, após participarem de uma rebelião com mortos em um presídio no Acre, em julho do mesmo ano.
Portal da Tropical