SELO BLOG FM (4)

Venezuela ordena prisão de envolvidos na captura de Maduro

FOTO: EFE

O atual governo da Venezuela ordenou a busca e prisão de todos os envolvidos na promoção ou apoio ao que chamou de “ataque armado dos Estados Unidos”. Em vigor desde o último sábado (3), o decreto foi publicado na íntegra nesta segunda-feira (5).

O ditador Nicolás Maduro foi preso, na madrugada de sábado, durante operação das forças especiais dos EUA na Venezuela. Ele foi levado para Nova Iorque onde está preso.

No domingo (4), as Forças Armadas da Venezuela reconheceram a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina do país após a prisão de Maduro. No mesmo dia, Delcy divulgou carta aberta ao presidente americano Donald Trump, pedindo diálogo, o fim das hostilidades e uma “agenda de colaboração”. As informações são do G1.

MADURO NOS EUA

A primeira audiência de Nicolás Maduro na Justiça dos Estados Unidos, no Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova Iorque, realizada nesta segunda-feira (5), foi presidida pelo juiz federal Alvin K. Hellerstein, de 92 anos.

Hellerstein é juiz sênior desde 2011 e foi indicado ao cargo em 1998 pelo então presidente Bill Clinton. Ele atua no Distrito Sul de Nova York, uma das cortes federais mais relevantes do país.

O magistrado já conduziu processos ligados aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Também atuou em outros julgamentos envolvendo terrorismo e temas de segurança nacional.

Entre os casos recentes, Hellerstein presidiu a ação em que o ex-general venezuelano Hugo Carvajal Barrios se declarou culpado por acusações de narcoterrorismo e tráfico de drogas.

O juiz também analisou pedidos do ex-presidente Donald Trump para transferir uma condenação criminal em Manhattan para a Justiça federal. O tema ainda está em análise.

Na audiência, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram formalmente informados das acusações apresentadas pela Justiça americana. O casal deve responder por crimes como conspiração para narcoterrorismo e importação de cocaína.

A expectativa é que ambos se declarem inocentes e permaneçam presos até o julgamento. Uma segunda audiência foi marcada para o mês de março e, segundo a imprensa dos EUA, o processo pode levar mais de um ano para ser concluído.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

Comente aqui