SELO BLOG FM (4)

Vem aí o “Março Lilás”: projeto que institui campanha de prevenção ao câncer de colo de útero é aprovado em Natal

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL APROVOU PROJETO QUE INSTITUI O “MARÇO LILÁS”

Um projeto de Lei de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS) irá instituir a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, já denominada “Março Lilás”. Aprovada nesta quarta-feira, dia 08, em primeira discussão, na Câmara Municipal de Natal, a iniciativa, que tem como objetivo incentivar a vacinação contra o HPV para adolescentes entre 11 e 13 e mulheres até 64 anos, além de promover atividades, palestras, seminários e workshops sobre a temática.

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é uma doença sexualmente transmissível que afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. Em diversas épocas da vida, todas as pessoas estão sujeitas a entrarem em contato com o vírus, mas nem todas desenvolverão câncer por causa disso. Após a contaminação, o vírus pode permanecer inativo, provocar o aparecimento de verrugas nas mãos, pés, genitais e outros locais ou provocar o surgimento do câncer.

“É inadmissível que tantas mulheres sejam vítimas do câncer de colo de útero em pleno século XXI, haja vista que a doença pode ser evitada com cuidados simples. O exame preventivo é indolor e rápido, realizado em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. A vacinação, em conjunto com o exame (Papanicolau), se complementam como ações de prevenção deste câncer”, explicou a vereadora Carla Dickson.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui