SELO BLOG FM (4)

Vaticano divulga detalhes do funeral do Papa Francisco; confira

FOTO: EFE

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) o cronograma das exéquias do Papa Francisco. A programação inclui o traslado do corpo para a Basílica de São Pedro, a celebração da missa fúnebre e o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, marcando o início do período de luto oficial.

Traslado à Basílica de São Pedro ocorre no dia 23 de abril

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro. O trajeto será precedido por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, passando pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro. Em seguida, o cortejo entrará na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, será realizada a Liturgia da Palavra, conduzida pelo cardeal camerlengo. Após essa celebração, terá início o período de visitação pública à urna mortuária.

Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril

A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração, que marca o início do Novendiali — novenário tradicional de luto e orações pela morte de um Pontífice —, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Após a missa, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, momentos solenes de despedida. Concluída a cerimônia, o caixão do Papa será levado novamente ao interior da Basílica de São Pedro, de onde seguirá para a Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido para o sepultamento.

Chefes de Estado e de governo de diversos países já confirmaram presença nas homenagens ao Pontífice.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui