O valor de mercado das empresas aéreas negociadas na Bolsa de valores de Nova York passou de US$ 143 bilhões no fim de 2020 para US$ 171,8 bilhões na 3ª feira (22.jun.2021). A alta no ano é de 20,1%.
Os dados são da Economatica, a pedido do Poder360. Considerou as 21 companhias do setor que têm ações ofertadas nos Estados Unidos.
O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia de covid-19, que restringiu o fluxo de pessoas entre os países e as viagens domésticas. A melhora no valor de mercado demonstra uma recuperação, ainda que parcial, do que foi perdido.
Em 1 ano, as empresas aéreas subiram 74,1% em valor de mercado. O menor patamar de 2020 foi registrado em 15 de maio, quando caiu para US$ 69 bilhões.
Em 20 janeiro de 2020, as aéreas somadas valiam US$ 186,6 bilhões. Depois, as ações desabaram com a pandemia. O valor de mercado chegou a US$ 190 bilhões em março, o maior patamar desde dezembro de 2018, mas perderam força depois deste período. O valor de hoje está chegando perto do que havia sido no mundo pré-coronavírus.
O Brasil tem duas empresas que são negociadas em Nova York. A Azul cresceu 25% em 2021, acima da média, mas ainda está 36% abaixo do valor de janeiro de 2020. A Gol cresceu 3,1% neste ano e também não recuperou as perdas da pandemia (-45,3%).
Considerando a média total, as empresas do setor estão 7,9% abaixo de janeiro do ano passado.
A Latam –que já foi brasileira e hoje é controlada por capital chileno– não é listada na Bolsa brasileira, mas sim em Nova York. Lá, as ações somadas da empresa valem US$ 1,6 bilhão. Em janeiro de 2020, a cifra era de US$ 5,5 bilhões (queda de 70,8%).
Entre as empresas latino-americanas, a Volaris, do México, foi a que mais se valorizou neste ano. A alta foi de 68,11%. A Latam (47,3%), a Avianca (39,08%) e a Azul (24,99%) seguem a lista das que ficaram acima da média.
A Avianca é uma empresa colombiana. Subiu 10,39% só nesta 3ª feira (22.jun.2021).
O valor de mercado de duas empresas dos Estados Unidos subiu mais do que o restante. A American Airlines cresceu 79,5%, enquanto a Hawaiian expandiu 73,3%.
Poder 360